Aula sobre Historia Da Arte Grecia Antiga

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A arte grega antiga é um dos pilares da cultura ocidental, e sua influência pode ser vista em diversas áreas, como arquitetura, escultura, pintura, literatura, filosofia e política. Através da análise de obras de arte e da compreensão do contexto histórico e cultural em que foram produzidas, é possível entender melhor a sociedade grega antiga e sua visão de mundo.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Professor, apresente o tema e contextualize a turma sobre a importância da arte grega antiga

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos e entrega do template de avaliação por pares

    Organize a turma em grupos de 4 a 5 alunos e entregue o template de avaliação por pares.

  3. Etapa 3 - Análise das obras de arte

    Além do template, distribua imagens de obras de arte da Grécia Antiga e proponha uma análise. Algumas sugestões são: escultura "Discóbolo" de Míron; o templo Partenon; peça teatral "Édipo Rei", de Sófocles.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo e construção dos argumentos

    Proponha uma discussão em grupo sobre as obras de arte analisadas e a elaboração de uma avaliação, com argumentos claros e objetivos, a respeito delas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos argumentos

    Organize um momento para a apresentação dos argumentos pelos grupos.

  6. Etapa 6 - Avaliação por pares

    Retome o template de avaliação por pares e determine um tempo para que os alunos, individualmente, respondam às questões com sua análise a respeito do trabalho em equipe.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica de obras de arte;
  • Compreender o contexto histórico e cultural da Grécia Antiga;
  • Ampliar o vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância da arte grega antiga;
  • Dividir a turma em grupos e entregar o template de avaliação por pares;
  • Orientar os alunos na análise das obras de arte e na construção dos argumentos;
  • Estimular a comunicação e a troca de ideias entre os grupos;
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Analisar as obras de arte e pesquisar sobre o contexto histórico e cultural da Grécia Antiga
  • Discutir em grupo e construir argumentos para a avaliação das obras de arte
  • Apresentar os argumentos e se comunicar de forma clara e objetiva
  • Avaliar o desempenho dos outros grupos e fornecer feedbacks construtivos
  • Participar ativamente das atividades propostas