Aula sobre Historia Da Arte Grecia Antiga
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
A Grécia Antiga é uma das civilizações mais importantes da história da humanidade, e sua arte é um reflexo da sua cultura, filosofia e religião. A arte grega é caracterizada pela busca da perfeição, harmonia e equilíbrio, e influenciou a arte ocidental por séculos. Nesta proposta, os alunos irão explorar a arte grega antiga, suas características e principais obras, e criar uma fanzine para compartilhar suas descobertas.
Etapa 1 - Introdução
Professor, apresente o tema e contextualize a arte grega antiga, incentivando os alunos a compartilharem o que já sabem sobre o tema e a fazer perguntas.Etapa 2 - Exploração
Os alunos irão explorar obras de arte grega antiga em livros e revistas disponíveis na sala de aula. Eles deverão observar as características da arte grega, como a busca pela perfeição e a representação de figuras humanas e deuses.Etapa 3 - Discussão em grupo
Organize a turma em grupos para discutir as obras de arte que observaram e compartilhar suas impressões e descobertas.Etapa 4 - Criação da fanzine
Os alunos irão criar uma fanzine em papel A4 dividido em 8 partes. Cada parte deverá abordar um subtópico relacionado à arte grega antiga, como escultura, arquitetura e mitologia. Eles deverão desenhar e escrever sobre cada tópico, utilizando recursos analógicos como lápis, canetas e papel.Etapa 5 - Compartilhamento
Os alunos irão compartilhar suas fanzines com a turma, apresentando suas descobertas e explicando o que aprenderam sobre a arte grega antiga.Etapa 6 - Discussão final
Professor, conduza uma discussão final com a turma, incentivando os alunos a compartilharem o que mais gostaram na atividade e o que aprenderam de novo.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a atividade agradecendo a participação dos alunos e incentivando-os a continuar explorando a arte grega antiga.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a grega antiga.
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na criação do fanzine.
- Favorecer a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na exploração das obras de arte grega antiga;
- Qualidade do fanzine criada pelos alunos, considerando a criatividade, originalidade e coerência com o tema;
- Habilidade dos alunos em compartilhar suas descobertas e explicar o que aprenderam sobre a arte grega antiga.
Ações do professor
- Apresentar a atividade e contextualizar o tema;
- Incentivar a participação ativa dos alunos na exploração das obras de arte grega antiga;
- Orientar os alunos na criação do fanzine e fornecer feedbacks construtivos.
Ações do aluno
- Explorar as obras de arte grega antiga e compartilhar suas impressões e descobertas em grupo;
- Criar a fanzine em papel A4 dividido em 8 partes, abordando os subtópicos relacionados à arte grega antiga;
- Compartilhar seus fanzines com a turma e explicar o que aprenderam sobre a arte grega antiga.