Aula sobre Historia Da Arte Grecia Antiga

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A Grécia Antiga é um período histórico que influenciou fortemente a cultura ocidental. Na arte, a Grécia Antiga é conhecida por suas esculturas e arquitetura grandiosas e detalhadas. Nesta aula, os alunos irão explorar a arte da Grécia Antiga e criar um template de registro de aprendizagem para ajudá-los a acompanhar o progresso de sua aprendizagem. A metodologia ativa Ensino Híbrido será utilizada para que os alunos possam aprender de forma autônoma e colaborativa. O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, incluindo a Grécia Antiga.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    O professor fará uma breve introdução sobre a Grécia Antiga e sua arte, utilizando imagens e vídeos. Os alunos farão um brainstorming sobre o que já sabem sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Pesquisa (20 minutos)

    Os alunos farão uma pesquisa em grupo sobre a arte da Grécia Antiga, utilizando recursos digitais disponíveis na escola ou em seus próprios dispositivos. Eles deverão encontrar informações sobre esculturas, pinturas e arquitetura. Se possível, proponha que esta etapa aconteça fora da sala de aula, a fim de fazer a parte híbrida do ensino acontecer.

  3. Etapa 3 - Criação do template (30 minutos)

    Os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Você poderá fornecer um modelo para ajudá-los.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo (20 minutos)

    Os alunos discutirão em grupo sobre o que aprenderam e como poderão aplicar esse conhecimento em suas vidas. Eles também poderão compartilhar suas descobertas com a turma.

  5. Etapa 5 - Apresentação (20 minutos)

    Os alunos apresentarão seus templates de registro de aprendizagem para a turma, explicando como organizaram suas informações e o que aprenderam sobre a arte da Grécia Antiga.

  6. Etapa 6 - Reflexão (10 minutos)

    Os alunos farão uma reflexão sobre a aula, o que aprenderam e como poderão aplicar esse conhecimento em sua vida.

  7. Etapa 7 - Check-out (10 minutos)

    Os alunos farão o check-out em seus templates de registro de aprendizagem, registrando o que aprenderam e como poderão aplicar esse conhecimento em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, incluindo a Grécia Antiga.
  • Estimular a pesquisa em grupo e a colaboração.
  • Desenvolver a autonomia dos alunos em sua própria aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa em grupo e na discussão em grupo.
  • Criação de um template de registro de aprendizagem com informações relevantes sobre a arte da Grécia Antiga.
  • Apresentação clara e organizada do template de registro de aprendizagem.

Ações do professor

  • Fornecer um modelo de template de registro de aprendizagem.
  • Orientar e estimular a pesquisa em grupo.
  • Facilitar a discussão em grupo e a apresentação dos templates de registro de aprendizagem.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa em grupo e da discussão em grupo.
  • Criar um template de registro de aprendizagem com informações relevantes sobre a arte da Grécia Antiga.
  • Apresentar de forma clara e organizada o template de registro de aprendizagem.