Aula sobre Historia Da Arte Grecia Antiga

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A Grécia Antiga é um dos períodos mais importantes da história da arte ocidental. A arte grega antiga é conhecida por sua beleza, harmonia e proporção. A arquitetura, escultura e pintura grega influenciaram a arte ocidental por séculos. Nesta proposta, os alunos aprenderão sobre a arte grega antiga e suas características, além de desenvolverem habilidades de análise e valorização do patrimônio cultural.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Professor, apresente o tema e explique como será a atividade de gamificação. Em seguida, organize os alunos em grupos de 3 a 5 pessoas.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Determine um tempo para os grupos pesquisarem sobre a arte grega antiga e suas características. Sugerimos disponibilizar livros, revistas e outros materiais impressos para auxiliá-los na pesquisa.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Os grupos irão criar o jogo de tabuleiro, com base nas informações pesquisadas. Cada grupo deverá criar um tabuleiro com 51 casas, um dado, pinos e cards de perguntas e ações. Auxilie os grupos na criação do jogo.

  4. Etapa 4 - Teste do jogo

    Cada grupo irá testar o jogo criado pelos outros grupos. O objetivo é identificar possíveis erros ou problemas no jogo e fazer ajustes.

  5. Etapa 5 - Jogo

    Os grupos irão jogar o jogo criado por outro grupo. O objetivo geral a ser contemplado por todos os grupos é responder corretamente às perguntas e cumprir as ações, avançando no tabuleiro.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Após o jogo, proponha uma roda de conversa para os alunos compartilharem sobre o que aprenderam e quais foram as principais dificuldades encontradas durante a atividade.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos durante a atividade e a qualidade do jogo criado pelo grupo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise e valorização do patrimônio cultural;
  • Estimular a criatividade e a cooperação entre os alunos;
  • Favorecer a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade;
  • Qualidade do jogo criado pelo grupo;
  • Habilidade em responder corretamente às perguntas e cumprir as ações do jogo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar as regras do jogo;
  • Auxiliar os grupos na criação do jogo;
  • Avaliar a participação dos alunos e a qualidade do jogo criado pelo grupo.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a arte grega antiga e suas características;
  • Criar o jogo de tabuleiro com base nas informações pesquisadas;
  • Jogar o jogo criado por outro grupo e discutir sobre o que aprenderam.