Aula sobre Historia Da Arte Grecia Antiga

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta aula, vamos trabalhar a História da Arte na Grécia Antiga. A arte grega é uma das mais importantes da história da humanidade, e influenciou a cultura ocidental de maneira significativa. Vamos aprender sobre a arquitetura, escultura e pintura grega, e como essas manifestações artísticas eram utilizadas na sociedade da época. A metodologia utilizada será a rotação por estações, na qual os alunos irão trabalhar em grupos diferentes, cada um responsável por uma atividade relacionada ao tema.

Para contextualizar o assunto, podemos apresentar exemplos de como a arte grega está presente no nosso cotidiano, como na arquitetura de prédios públicos, na decoração de objetos e até mesmo na moda.


  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    O professor irá apresentar o tema da aula e contextualizar a importância da arte grega na história da humanidade.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações (60 minutos)

    Organize os estudantes em três grupos e determine um tempo para que fiquem em cada estação, realizando as atividades. Quando o tempo acabar, eles deverão se movimentar para a estação seguinte.

    Estação 1: Arquitetura grega

    Os alunos irão pesquisar e montar um modelo de um templo grego em miniatura. Eles deverão identificar as características da arquitetura grega, como as colunas e o frontão.

    Estação 2: Escultura grega

    Os alunos irão pesquisar e criar uma escultura de um deus ou deusa grega utilizando massinha. Eles deverão identificar as características da escultura grega, como a proporção e a expressão facial.

    Estação 3: Pintura grega

    Os alunos irão pesquisar e criar uma pintura em aquarela inspirada em uma cena da mitologia grega. Eles deverão identificar as características da pintura grega, como as cores e a representação dos personagens.


  3. Etapa 3 - Socialização (20 minutos)

    Cada grupo deverá apresentar suas atividades para a turma e explicar as características da arte grega trabalhadas em cada estação.

  4. Etapa 4 - Conclusão (10 minutos)

    Faça uma reflexão sobre a importância da arte grega na história da humanidade e como ela influenciou a cultura ocidental.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas.
  • Favorecer a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Identificação correta das características da arte grega em cada estação.
  • Criatividade na elaboração das atividades propostas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância da arte grega.
  • Orientar os alunos nas atividades propostas em cada estação.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Pesquisar e identificar as características da arte grega em cada estação.
  • Criar as atividades propostas em cada estação.
  • Participar ativamente nas apresentações das atividades para a turma.