Aula sobre Historia Da Arte Grecia Antiga
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Para contextualizar o assunto, podemos apresentar exemplos de como a arte grega está presente no nosso cotidiano, como na arquitetura de prédios públicos, na decoração de objetos e até mesmo na moda.
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
O professor irá apresentar o tema da aula e contextualizar a importância da arte grega na história da humanidade.Etapa 2 - Rotação por estações (60 minutos)
Organize os estudantes em três grupos e determine um tempo para que fiquem em cada estação, realizando as atividades. Quando o tempo acabar, eles deverão se movimentar para a estação seguinte.Estação 1: Arquitetura grega
Os alunos irão pesquisar e montar um modelo de um templo grego em miniatura. Eles deverão identificar as características da arquitetura grega, como as colunas e o frontão.
Estação 2: Escultura grega
Os alunos irão pesquisar e criar uma escultura de um deus ou deusa grega utilizando massinha. Eles deverão identificar as características da escultura grega, como a proporção e a expressão facial.
Estação 3: Pintura grega
Os alunos irão pesquisar e criar uma pintura em aquarela inspirada em uma cena da mitologia grega. Eles deverão identificar as características da pintura grega, como as cores e a representação dos personagens.
Etapa 3 - Socialização (20 minutos)
Cada grupo deverá apresentar suas atividades para a turma e explicar as características da arte grega trabalhadas em cada estação.Etapa 4 - Conclusão (10 minutos)
Faça uma reflexão sobre a importância da arte grega na história da humanidade e como ela influenciou a cultura ocidental.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas.
- Favorecer a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Identificação correta das características da arte grega em cada estação.
- Criatividade na elaboração das atividades propostas.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a importância da arte grega.
- Orientar os alunos nas atividades propostas em cada estação.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
Ações do aluno
- Pesquisar e identificar as características da arte grega em cada estação.
- Criar as atividades propostas em cada estação.
- Participar ativamente nas apresentações das atividades para a turma.