Aula sobre Historia Da Arte Grecia Antiga

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A Grécia Antiga é conhecida por ser um berço da cultura ocidental, com grandes contribuições para a arte, filosofia, política, entre outras áreas. Na arte, os gregos criaram estilos e técnicas que influenciaram a produção artística por séculos. Nesta atividade, será explorada a arte grega antiga, suas características e importância para a história da arte.

  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Professor, na metodologia Sala de Aula Invertida, você deve selecionar materiais analógicos que possam ser entregues aos alunos, como livros, revistas, jornais, enciclopédias, entre outros, para que eles possam pesquisar sobre a arte grega antiga e seus principais artistas e obras. Oriente-os a buscarem informações sobre o período histórico, contexto social, político e cultural.

  2. Etapa 2 - Apresentação dos resultados da pesquisa

    Na aula seguinte, os alunos devem apresentar os resultados da pesquisa em forma de resumo, utilizando cartazes, desenhos ou outros recursos analógicos. Incentive a participação de todos na apresentação e estimule a discussão sobre as informações apresentadas.

  3. Etapa 3 - Introdução ao template de Dinâmica dos 3 Qs

    Apresente o template de Dinâmica dos 3 Qs aos alunos e explique como ele será utilizado enquanto ferramenta de avaliação da atividade. O template deve conter os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal", para que os alunos possam registrar suas opiniões sobre a atividade.

  4. Etapa 4 - Análise de obras de arte grega antiga

    Selecione algumas obras de arte grega antiga para que os alunos Oriente-os a observarem as cores, formas, técnicas utilizadas, entre outros aspectos.

  5. Etapa 5 - Criação de uma obra de arte inspirada na arte grega antiga

    Proponha que os alunos criem uma obra de arte inspirada na arte grega antiga, utilizando materiais analógicos, como argila, papel, lápis de cor, entre outros.

  6. Etapa 6 - Apresentação das obras de arte criadas pelos alunos

    Organize um momento para que os alunos apresentem as obras de arte criadas para a turma, explicando as inspirações e técnicas utilizadas. Incentive a participação de todos na apresentação e estimule a discussão sobre as obras apresentadas.

  7. Etapa 7 - Avaliação da atividade

    Os alunos devem utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para registrar suas opiniões sobre a atividade. A partir deles, avalie o processo de aprendizagem da turma, utilizando os critérios de avaliação definidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver o senso crítico e a capacidade de pesquisa dos alunos;
  • Estimular a autonomia e a responsabilidade na aprendizagem;
  • Ampliar o conhecimento sobre a arte grega antiga e sua importância para a história da arte.

Critérios de avaliação

  • Participação e envolvimento na atividade;
  • Qualidade da pesquisa realizada;
  • Criatividade e originalidade na criação da obra de arte.

Ações do professor

  • Selecionar materiais analógicos para pesquisa;
  • Orientar os alunos sobre o tema e o objetivo da atividade;
  • Estimular a discussão sobre as informações apresentadas.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a arte grega antiga e seus principais artistas e obras;
  • Registrar as informações coletadas;
  • Registrar suas opiniões sobre a atividade no template de Dinâmica dos 3 Qs.