Aula sobre Historia Da Fotografia

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A fotografia é uma das formas mais populares de arte visual em todo o mundo. Ela representa uma maneira única de capturar momentos, emoções e experiências, e tem sido usada para registrar eventos importantes, documentar a história e expressar a criatividade. Os alunos serão introduzidos à história da fotografia, desde suas origens até hoje, e aprenderão sobre as técnicas e tecnologias que permitiram a evolução da fotografia ao longo dos anos. Eles também terão a oportunidade de criar um diário de bordo em grupo, onde poderão explorar os problemas, alternativas e soluções relacionados ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie com uma breve introdução sobre o tema, explicando o que é a história da fotografia e como ela se desenvolveu ao longo dos anos. Use exemplos de fotografias famosas para ilustrar a evolução da técnica.

  2. Etapa 2 - Problema

    Os alunos devem ser divididos em grupos e receber um problema relacionado à história da fotografia. Eles devem discutir em grupo e anotar as ideias que surgirem.

  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas

    Cada grupo deve gerar alternativas para resolver o problema proposto. Eles devem ser incentivados a pensar fora da caixa e a considerar diferentes abordagens.

  4. Etapa 4 - Solução

    Os grupos devem apresentar suas soluções para o problema e discuti-las com a turma. Incentive a discussão e a reflexão sobre as diferentes abordagens.

  5. Etapa 5 - Apresentação de exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de fotografias famosas e discuta como elas se relacionam com a história da fotografia. Peça aos alunos que analisem os elementos constitutivos das fotografias, como ponto, linha, forma, cor, tom, escala, dimensão, espaço e movimento.

  6. Etapa 6 - Criação do diário de bordo

    Os grupos devem criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de ‘Problema’, ‘Geração de Alternativas’ e ‘Solução’, relacionados ao tema da história da fotografia. Eles devem ser incentivados a usar imagens e outros elementos visuais para ilustrar suas ideias.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre fazendo uma breve revisão dos principais pontos discutidos e incentivando os alunos a continuar a explorar o tema em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais.
  • Estimular o pensamento crítico e a criatividade dos alunos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Qualidade das soluções propostas para o problema.
  • Criatividade e originalidade na criação do diário de bordo.
  • Habilidade em analisar os elementos constitutivos das fotografias apresentadas.
  • Clareza e organização na apresentação das ideias.

Ações do professor

  • Incentivar a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Incentivar a colaboração e o trabalho em grupo.
  • Fornecer feedback construtivo sobre as soluções propostas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Propor soluções criativas e originais para o problema.
  • Analisar os elementos constitutivos das fotografias apresentadas.
  • Trabalhar em colaboração com os colegas de grupo.
  • Criar um diário de bordo claro, organizado e visualmente atraente.