Aula sobre Historia Da Fotografia

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A fotografia é uma das formas mais populares de arte visual e é uma das mais importantes invenções da história. Ela nos permite capturar momentos e preservar memórias de forma instantânea. Os irão aprender sobre a história da fotografia, desde sua invenção até os dias atuais. Eles vão entender como a fotografia evoluiu, quais foram seus principais marcos e como ela se tornou uma forma de arte. Além disso, utilize a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares para criar um mapa conceitual sobre o tema, o que irá ajudar a fixar o conhecimento e desenvolver habilidades de análise e interpretação.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e faça uma breve contextualização sobre a história da fotografia. Em seguida, irá explique como a metodologia Aprendizagem Entre Pares irá funcionar e como os alunos irão criar o mapa conceitual.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos serão divididos em duplas ou trios e irão pesquisar sobre a história da fotografia. Eles deverão buscar informações sobre os principais marcos da evolução da fotografia, desde a invenção da câmera escura até os dias atuais. Disponibilize materiais de pesquisa, como livros, revistas e sites confiáveis.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Cada dupla ou trio irá criar um mapa conceitual sobre a história da fotografia. O mapa deverá ter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos na criação do mapa e ajude-os a organizar as informações de forma clara e objetiva.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada dupla ou trio irá apresentar seu mapa conceitual para a turma. Medie a apresentação e estimule a discussão entre os alunos, incentivando-os a fazer perguntas e a compartilhar suas opiniões sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Reflexão e conclusão

    Conduza uma reflexão sobre a aula e sobre a metodologia utilizada. Os alunos deverão compartilhar suas impressões sobre a atividade e sobre o que aprenderam. Reforce os principais pontos abordados na aula e ressalte a importância da história da fotografia como forma de arte.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise e interpretação de obras de arte visual;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos;
  • Promover o trabalho em equipe e a cooperação entre os estudantes.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de pesquisa e organização das informações;
  • Clareza e objetividade na criação do mapa conceitual;
  • Participação e engajamento na apresentação e discussão dos mapas.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa e na criação do mapa conceitual;
  • Mediar a apresentação e a discussão dos mapas;
  • Estimular a reflexão e a conclusão sobre a aula e sobre a metodologia utilizada.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre a história da fotografia;
  • Criar o mapa conceitual de forma clara e objetiva;
  • Apresentar e discutir o mapa com a turma.