Aula sobre Historia Da Fotografia
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
A fotografia é uma das formas mais populares de arte visual e é uma das mais importantes invenções da história. Ela nos permite capturar momentos e preservar memórias de forma instantânea. Os irão aprender sobre a história da fotografia, desde sua invenção até os dias atuais. Eles vão entender como a fotografia evoluiu, quais foram seus principais marcos e como ela se tornou uma forma de arte. Além disso, utilize a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares para criar um mapa conceitual sobre o tema, o que irá ajudar a fixar o conhecimento e desenvolver habilidades de análise e interpretação.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e faça uma breve contextualização sobre a história da fotografia. Em seguida, irá explique como a metodologia Aprendizagem Entre Pares irá funcionar e como os alunos irão criar o mapa conceitual.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos serão divididos em duplas ou trios e irão pesquisar sobre a história da fotografia. Eles deverão buscar informações sobre os principais marcos da evolução da fotografia, desde a invenção da câmera escura até os dias atuais. Disponibilize materiais de pesquisa, como livros, revistas e sites confiáveis.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Cada dupla ou trio irá criar um mapa conceitual sobre a história da fotografia. O mapa deverá ter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos na criação do mapa e ajude-os a organizar as informações de forma clara e objetiva.Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada dupla ou trio irá apresentar seu mapa conceitual para a turma. Medie a apresentação e estimule a discussão entre os alunos, incentivando-os a fazer perguntas e a compartilhar suas opiniões sobre o tema.Etapa 5 - Reflexão e conclusão
Conduza uma reflexão sobre a aula e sobre a metodologia utilizada. Os alunos deverão compartilhar suas impressões sobre a atividade e sobre o que aprenderam. Reforce os principais pontos abordados na aula e ressalte a importância da história da fotografia como forma de arte.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de análise e interpretação de obras de arte visual;
- Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos;
- Promover o trabalho em equipe e a cooperação entre os estudantes.
Critérios de avaliação
- Capacidade de pesquisa e organização das informações;
- Clareza e objetividade na criação do mapa conceitual;
- Participação e engajamento na apresentação e discussão dos mapas.
Ações do professor
- Orientar os alunos na pesquisa e na criação do mapa conceitual;
- Mediar a apresentação e a discussão dos mapas;
- Estimular a reflexão e a conclusão sobre a aula e sobre a metodologia utilizada.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa sobre a história da fotografia;
- Criar o mapa conceitual de forma clara e objetiva;
- Apresentar e discutir o mapa com a turma.