Aula sobre Historia Da Fotografia
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A fotografia é uma das formas de arte mais populares e acessíveis da atualidade. Ela está presente em nosso cotidiano, seja em redes sociais, jornais, revistas ou até mesmo em nossos álbuns pessoais. Mas você já parou para pensar em como a fotografia surgiu e como ela evoluiu até hoje? Explore a história da fotografia e entenda como ela se tornou uma das formas de arte mais importantes da atualidade. Utilize a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios ‘Não desenvolvido’, ‘Parcialmente Desenvolvido’ e ‘Plenamente Desenvolvido’ para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância da fotografia na atualidade. Os alunos serão convidados a compartilhar suas experiências pessoais com a fotografia e como ela está presente em seu cotidiano.Etapa 2 - História da fotografia
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um período da história da fotografia para pesquisar e apresentar para a turma. Os períodos podem ser: pré-história, antiguidade, idade média, renascimento, século XIX, século XX e atualidade.Etapa 3 - Debate crítico
Os alunos irão debater em grupo sobre a evolução da fotografia, suas principais características e como ela influenciou a arte e a sociedade ao longo dos anos. Cada grupo deverá apresentar seus argumentos e ouvir os argumentos dos outros grupos.Etapa 4 - Criação de template de avaliação por rubrica
Os alunos irão criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios ‘Não desenvolvido’, ‘Parcialmente Desenvolvido’ e ‘Plenamente Desenvolvido’ para avaliar a apresentação dos outros grupos e a participação individual de cada aluno no debate.Etapa 5 - Apresentação e avaliação
Cada grupo irá apresentar seus resultados e o template de avaliação por rubrica será utilizado para avaliar a apresentação dos outros grupos e a participação individual de cada aluno no debate.Etapa 6 - Conclusão
Conclua e ressalte a importância da fotografia como forma de arte e sua evolução ao longo dos anos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais na apreciação de diferentes produções artísticas.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em debater e argumentar.
Critérios de avaliação
- Participação individual no debate.
- Qualidade da apresentação do grupo.
- Uso adequado do template de avaliação por rubrica.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
- Dividir a turma em grupos para pesquisa e apresentação.
- Estimular o debate e a argumentação.
Ações do aluno
- Pesquisar e apresentar sobre um período da história da fotografia.
- Participar ativamente do debate em grupo.
- Criar e utilizar o template de avaliação por rubrica.