Aula sobre Historia Da Fotografia
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique como a metodologia de rotação por estações funcionará. Em seguida, será exibido um vídeo curto sobre a história da fotografia.Etapa 2 - Rotação por Estações
Estação 1 - "A evolução da câmera fotográfica"Os alunos irão pesquisar sobre a evolução da câmera fotográfica e criar um infográfico com as informações mais importantes. Eles podem utilizar imagens, textos e gráficos para ilustrar a evolução da câmera ao longo do tempo.
Estação 2 - "Grandes fotógrafos da história"
Os alunos irão pesquisar sobre grandes fotógrafos da história e criar um mural com as informações mais importantes. Eles podem utilizar imagens, textos e citações para ilustrar a importância desses fotógrafos na história da fotografia.
Estação 3 - "Fotografia e arte contemporânea"
Os alunos irão pesquisar sobre a relação entre fotografia e arte contemporânea e criar um cartaz com as informações mais importantes. Eles podem utilizar imagens, textos e exemplos de obras de arte para ilustrar como a fotografia se tornou uma forma importante de expressão artística.
Etapa 3 - Conclusão
Reúna a turma e cada grupo irá apresentar o resultado de sua atividade. Em seguida, será aberto um espaço para discussão e reflexão sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise dos elementos constitutivos das artes visuais.
- Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos.
- Promover a reflexão sobre a importância da fotografia na história da arte.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Qualidade do trabalho desenvolvido em cada estação.
- Capacidade de análise e reflexão sobre o tema.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos durante as atividades.
- Estimular a participação de todos os alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar e selecionar informações relevantes sobre o tema.
- Criar materiais visuais criativos e bem elaborados.
- Participar ativamente das discussões e reflexões propostas pelo professor.