Aula sobre Historia Da Fotografia

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A fotografia é uma das artes visuais mais populares e acessíveis da atualidade. Ela está presente em nosso cotidiano de diversas formas, desde as fotos que tiramos com nossos celulares até as imagens que vemos em publicidades, revistas, jornais e internet. Explore a história da fotografia e como ela se tornou uma das formas mais importantes de expressão artística. Para isso, utilize a metodologia ativa de rotação por estações, onde os alunos serão divididos em grupos e realizarão atividades diferentes relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique como a metodologia de rotação por estações funcionará. Em seguida, será exibido um vídeo curto sobre a história da fotografia.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Estação 1 - "A evolução da câmera fotográfica"

    Os alunos irão pesquisar sobre a evolução da câmera fotográfica e criar um infográfico com as informações mais importantes. Eles podem utilizar imagens, textos e gráficos para ilustrar a evolução da câmera ao longo do tempo.

    Estação 2 - "Grandes fotógrafos da história"

    Os alunos irão pesquisar sobre grandes fotógrafos da história e criar um mural com as informações mais importantes. Eles podem utilizar imagens, textos e citações para ilustrar a importância desses fotógrafos na história da fotografia.

    Estação 3 - "Fotografia e arte contemporânea"

    Os alunos irão pesquisar sobre a relação entre fotografia e arte contemporânea e criar um cartaz com as informações mais importantes. Eles podem utilizar imagens, textos e exemplos de obras de arte para ilustrar como a fotografia se tornou uma forma importante de expressão artística.


  3. Etapa 3 - Conclusão

    Reúna a turma e cada grupo irá apresentar o resultado de sua atividade. Em seguida, será aberto um espaço para discussão e reflexão sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise dos elementos constitutivos das artes visuais.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos.
  • Promover a reflexão sobre a importância da fotografia na história da arte.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade do trabalho desenvolvido em cada estação.
  • Capacidade de análise e reflexão sobre o tema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos durante as atividades.
  • Estimular a participação de todos os alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e selecionar informações relevantes sobre o tema.
  • Criar materiais visuais criativos e bem elaborados.
  • Participar ativamente das discussões e reflexões propostas pelo professor.