Aula sobre Historia Da Fotografia

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A história da fotografia é um tema fascinante e muito importante para a compreensão da evolução da arte e da tecnologia. A fotografia é uma das formas mais populares de arte visual, e está presente em nosso cotidiano de diversas formas, desde as fotos de família até as grandes produções cinematográficas. Os alunos irão aprender sobre a história da fotografia, desde as primeiras câmeras até os dias atuais, e como a tecnologia evoluiu para tornar a fotografia uma das formas mais populares de arte. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade proposta.

  1. Etapa 1 - Pesquisa

    Envie textos e vídeos sobre a importância da fotografia na história da arte e da tecnologia. Os alunos irão pesquisar sobre a história da fotografia, desde as primeiras câmeras até os dias atuais, e como a tecnologia evoluiu para tornar a fotografia uma das formas mais populares de arte. Eles deverão utilizar fontes confiáveis e criar um resumo sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Os alunos serão convidados a compartilhar suas experiências com fotografia e como ela está presente em seu cotidiano.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se dividir em grupos e discutir sobre o que aprenderam na pesquisa. Cada grupo deverá apresentar um resumo do que foi discutido.

  4. Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos ‘Que bom’, ‘Que pena’, ‘Que tal’, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates

    Os alunos irão apresentar os templates criados e discutir sobre as respostas obtidas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e como a fotografia é importante para a história da arte e da tecnologia. Os alunos serão convidados a compartilhar suas opiniões sobre a aula e como ela pode ser aplicada em seu cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar e utilizar ferramentas de avaliação.

Critérios de avaliação

  • Participação nas discussões em grupo.
  • Qualidade do resumo da pesquisa.
  • Criatividade na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participação na apresentação dos templates.
  • Participação na conclusão da aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e contextualizar sua importância.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na criação do resumo.
  • Estimular a participação dos alunos nas discussões em grupo.
  • Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Fazer uma conclusão sobre a aula e como ela pode ser aplicada em seu cotidiano.

Ações do aluno

  • Participar das discussões em grupo.
  • Realizar a pesquisa e criar um resumo sobre o tema.
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentar o template criado.
  • Participar da conclusão da aula.