Aula sobre Historia Da Musica Sertaneja

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A música sertaneja é um dos gêneros mais populares do Brasil, com uma história rica e diversa. Nesta atividade, os alunos irão explorar a história da música sertaneja, desde suas raízes no campo até sua popularização nas cidades. Eles irão aprender sobre os principais artistas, instrumentos e estilos que compõem este gênero musical.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A música sertaneja é um dos gêneros mais populares do Brasil, com uma história rica e diversa. Nesta atividade, os alunos irão explorar a história da música sertaneja, desde suas raízes no campo até sua popularização nas cidades. Eles irão aprender sobre os principais artistas, instrumentos e estilos que compõem este gênero musical.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Apresente aos alunos a seguinte questão: "Como a música sertaneja se desenvolveu ao longo do tempo e quais foram suas principais influências?".

  3. Etapa 3 - Geração de alternativas

    Os alunos, em grupos, devem pesquisar sobre a história da música sertaneja, identificando suas principais características, artistas e estilos. Eles podem utilizar livros, revistas, jornais e outros materiais impressos para realizar a pesquisa.

  4. Etapa 4 - Solução

    Os grupos devem apresentar suas pesquisas em sala, compartilhando suas descobertas com a turma. Eles podem utilizar cartazes, desenhos e outros recursos para ilustrar suas apresentações.

  5. Etapa 5 - Criação do diário de bordo

    Cada grupo deve criar um diário de bordo, contendo informações sobre a história da música sertaneja, seus principais artistas e estilos. O diário deve ter campos para Problema, Geração de Alternativas e Solução. Para esses pontos, alunos devem se basear na pergunta norteadora e pensar em reflexões e possibilidades para música sertaneja atualmente.

  6. Etapa 6 - Análise crítica

    Os alunos devem analisar criticamente as informações apresentadas pelos grupos, identificando semelhanças e diferenças entre as pesquisas realizadas.

  7. Etapa 7 - Síntese

    Conduza uma discussão em sala, sintetizando as informações apresentadas pelos grupos e destacando os principais aspectos da história da música sertaneja.

  8. Etapa 8 - Avaliação

    Os alunos devem ser avaliados conforme os seguintes critérios apresentados abaixo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de explorar e analisar fontes e materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos.
  • Estimular a pesquisa e a análise crítica de informações.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em grupo e comunicação oral.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa em grupo.
  • Qualidade da apresentação do grupo.
  • Qualidade do diário de bordo.

Ações do professor

  • Apresentar a questão-problema.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na criação do diário de bordo.
  • Conduzir a discussão em sala.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa em grupo.
  • Criar o diário de bordo.
  • Apresentar as informações em sala.