Aula sobre Historia Da Musica Sertaneja
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
A música sertaneja é um gênero musical que faz parte da cultura brasileira e que tem sua origem no campo, nas festas e nas rodas de viola. É importante que os alunos compreendam a história desse gênero musical e como ele se desenvolveu ao longo do tempo. A metodologia Cultura Maker será utilizada nesta atividade para que os alunos possam criar uma fanzine sobre o tema, explorando sua criatividade e habilidades manuais.
Etapa 1 - Contextualização
A música sertaneja é um gênero musical que faz parte da cultura brasileira e que tem sua origem no campo, nas festas e nas rodas de viola. É importante que os alunos compreendam a história desse gênero musical e como ele se desenvolveu ao longo do tempo. A metodologia Cultura Maker será utilizada nesta atividade para que os alunos possam criar uma fanzine sobre o tema, explorando sua criatividade e habilidades manuais.Etapa 2 - Introdução
Inicie a atividade apresentando o tema e contextualizando a história da música sertaneja. Será exibido um vídeo que mostra a evolução desse gênero musical ao longo do tempo. Apresente também exemplos de artistas sertanejos famosos.Etapa 3 - Divisão da turma em grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 4 - Criação da fanzine
Cada grupo receberá uma folha de papel A4 dividida em 8 partes. Os alunos deverão criar uma fanzine sobre a história da música sertaneja, explorando as diferentes partes da folha. Eles podem utilizar desenhos, textos, recortes de revistas, entre outros materiais.Etapa 5 - Apresentação das fanzines
Cada grupo irá apresentar sua fanzine para a turma, explicando as escolhas e os elementos utilizados na criação.Etapa 6 - Discussão em grupo
Ao final das apresentações, promova uma discussão em grupo sobre a história da música sertaneja, as diferentes abordagens dos grupos e os elementos comuns encontrados nas fanzines.Etapa 7 - Avaliação
Avalie a participação dos alunos na atividade e o resultado das fanzines.Etapa 8 - Encerramento
Encerre a atividade reforçando a importância da música sertaneja na cultura brasileira e incentivando os alunos a continuar explorando esse gênero musical.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar fontes e materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos.
- Estimular a criatividade e a habilidade manual dos alunos por meio da metodologia Cultura Maker.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos por meio da divisão em grupos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na atividade.
- Criatividade e originalidade na criação das fanzines.
- Coerência e clareza na apresentação das fanzines.
- Utilização adequada dos elementos da história da música sertaneja na criação das fanzines.
- Cooperação e colaboração entre os membros do grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a história da música sertaneja.
- Dividir a turma em grupos.
- Orientar os alunos na criação das fanzines.
- Promover a discussão em grupo sobre a história da música sertaneja.
- Avaliar a participação dos alunos na atividade e o resultado das fanzines.
Ações do aluno
- Participar ativamente da atividade.
- Utilizar a criatividade e a habilidade manual na criação das fanzines.
- Cooperar e colaborar com os membros do grupo.
- Apresentar a fanzine de forma clara e coerente.
- Participar da discussão em grupo sobre a história da música sertaneja.