Aula sobre Historia Da Musica Sertaneja

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A música sertaneja é um gênero musical que faz parte da cultura brasileira e que tem sua origem no campo, nas festas e nas rodas de viola. É importante que os alunos compreendam a história desse gênero musical e como ele se desenvolveu ao longo do tempo. A metodologia Cultura Maker será utilizada nesta atividade para que os alunos possam criar uma fanzine sobre o tema, explorando sua criatividade e habilidades manuais.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A música sertaneja é um gênero musical que faz parte da cultura brasileira e que tem sua origem no campo, nas festas e nas rodas de viola. É importante que os alunos compreendam a história desse gênero musical e como ele se desenvolveu ao longo do tempo. A metodologia Cultura Maker será utilizada nesta atividade para que os alunos possam criar uma fanzine sobre o tema, explorando sua criatividade e habilidades manuais.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Inicie a atividade apresentando o tema e contextualizando a história da música sertaneja. Será exibido um vídeo que mostra a evolução desse gênero musical ao longo do tempo. Apresente também exemplos de artistas sertanejos famosos.

  3. Etapa 3 - Divisão da turma em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  4. Etapa 4 - Criação da fanzine

    Cada grupo receberá uma folha de papel A4 dividida em 8 partes. Os alunos deverão criar uma fanzine sobre a história da música sertaneja, explorando as diferentes partes da folha. Eles podem utilizar desenhos, textos, recortes de revistas, entre outros materiais.

  5. Etapa 5 - Apresentação das fanzines

    Cada grupo irá apresentar sua fanzine para a turma, explicando as escolhas e os elementos utilizados na criação.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Ao final das apresentações, promova uma discussão em grupo sobre a história da música sertaneja, as diferentes abordagens dos grupos e os elementos comuns encontrados nas fanzines.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos na atividade e o resultado das fanzines.

  8. Etapa 8 - Encerramento

    Encerre a atividade reforçando a importância da música sertaneja na cultura brasileira e incentivando os alunos a continuar explorando esse gênero musical.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar fontes e materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos.
  • Estimular a criatividade e a habilidade manual dos alunos por meio da metodologia Cultura Maker.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos por meio da divisão em grupos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na atividade.
  • Criatividade e originalidade na criação das fanzines.
  • Coerência e clareza na apresentação das fanzines.
  • Utilização adequada dos elementos da história da música sertaneja na criação das fanzines.
  • Cooperação e colaboração entre os membros do grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a história da música sertaneja.
  • Dividir a turma em grupos.
  • Orientar os alunos na criação das fanzines.
  • Promover a discussão em grupo sobre a história da música sertaneja.
  • Avaliar a participação dos alunos na atividade e o resultado das fanzines.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade.
  • Utilizar a criatividade e a habilidade manual na criação das fanzines.
  • Cooperar e colaborar com os membros do grupo.
  • Apresentar a fanzine de forma clara e coerente.
  • Participar da discussão em grupo sobre a história da música sertaneja.