Aula sobre Historia Da Musica Sertaneja

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A música sertaneja é um dos gêneros musicais mais populares no Brasil. Ela tem suas raízes na música caipira e foi se desenvolvendo ao longo do tempo, incorporando influências de outros estilos musicais. Nesta atividade, os alunos irão explorar a história da música sertaneja, seus principais artistas e suas características musicais.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A música sertaneja é um dos gêneros musicais mais populares no Brasil. Ela tem suas raízes na música caipira e foi se desenvolvendo ao longo do tempo, incorporando influências de outros estilos musicais. Nesta atividade, os alunos irão explorar a história da música sertaneja, seus principais artistas e suas características musicais.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Apresente aos alunos a metodologia Design Thinking e explique como ela pode ser aplicada na música. Em seguida, os alunos irão criar um mapa de empatia sobre o público da música sertaneja, preenchendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?".

  3. Etapa 3 - História da música sertaneja

    Apresente a história da música sertaneja, desde suas raízes na música caipira até hoje. Destaque os principais artistas e músicas de cada período.

  4. Etapa 4 - Características musicais

    Os alunos irão analisar as características musicais da música sertaneja, como o uso de instrumentos como a viola caipira e o acordeão, e a presença de letras que falam sobre o cotidiano e a vida no campo. Se possível, leve as letras já impressas.

  5. Etapa 5 - Subgêneros da música sertaneja

    Os alunos irão conhecer os subgêneros da música sertaneja, como o sertanejo universitário e o sertanejo raiz, e irão comparar as características musicais e as letras de cada um.

  6. Etapa 6 - Composição musical

    Os alunos irão criar uma composição musical em grupo, utilizando as características da música sertaneja. Eles irão escolher um subgênero e criar uma letra e uma melodia que represente esse estilo.

  7. Etapa 7 - Apresentação das composições

    Os grupos irão apresentar suas composições para a turma. Avalie a qualidade das composições e a capacidade dos alunos em utilizar as características da música sertaneja.

  8. Etapa 8 - Reflexão

    Os alunos irão refletir sobre o processo de criação e sobre o que aprenderam sobre a música sertaneja. Avalie a capacidade dos alunos em refletir sobre o processo de aprendizagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar fontes e materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos.
  • Estimular a criatividade dos alunos na composição musical.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em refletir sobre o processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Utilização das características da música sertaneja na composição musical.
  • Qualidade da letra e da melodia da composição musical.
  • Capacidade de reflexão sobre o processo de aprendizagem.

Ações do professor

  • Apresentar a metodologia Design Thinking e explicar como ela pode ser aplicada na música.
  • Apresentar a história da música sertaneja, seus principais artistas e suas características musicais.
  • Avaliar a qualidade das composições musicais e a capacidade dos alunos em utilizar as características da música sertaneja.
  • Estimular a reflexão dos alunos sobre o processo de aprendizagem.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia sobre o público da música sertaneja.
  • Analisar as características musicais da música sertaneja.
  • Criar uma composição musical em grupo, utilizando as características da música sertaneja.
  • Apresentar a composição musical para a turma.
  • Refletir sobre o processo de aprendizagem.