Aula sobre Historia Da Musica Sertaneja
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A música sertaneja é um gênero musical que surgiu no Brasil no final do século XIX, a partir da mistura de ritmos europeus e africanos com a cultura caipira do interior do país. Desde então, a música sertaneja passou por diversas transformações, se tornando um dos gêneros mais populares da música brasileira.
Objetivo:
Desenvolver a habilidade dos alunos em "Explorar e analisar fontes e materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos.".
Etapa 1 - Contextualização
A música sertaneja é um gênero musical que surgiu no Brasil no final do século XIX, a partir da mistura de ritmos europeus e africanos com a cultura caipira do interior do país. Desde então, a música sertaneja passou por diversas transformações, se tornando um dos gêneros mais populares da música brasileira.Objetivo:
Desenvolver a habilidade dos alunos em "Explorar e analisar fontes e materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos.".
Etapa 2 - Check-in
Inicie o conteúdo pedindo aos alunos que compartilhem suas experiências com a música sertaneja. O objetivo é entender o que os alunos já sabem sobre o gênero musical e como eles se relacionam com a música sertaneja. Se possível, faça um círculo na sala para que todos os alunos possam compartilhar as respostas.Etapa 3 - Apresentação do tema
O professor deve apresentar o tema "História da música sertaneja" e explicar como o gênero musical surgiu e se desenvolveu ao longo do tempo.Etapa 4 - Análise de músicas sertanejas
Apresente algumas músicas sertanejas clássicas e peça aos alunos que analisem as características do gênero musical, como a melodia, a letra e os instrumentos utilizados.Etapa 5 - Pesquisa em grupo
Os alunos devem ser divididos em grupos e cada grupo deve pesquisar sobre um período específico da história da música sertaneja. Eles devem buscar informações sobre os artistas mais importantes, as mudanças no gênero musical e as influências de outros estilos musicais.Etapa 6 - Criação do modelo de registro de aprendizagem
Os alunos devem criar um modelo de registro de aprendizagem para registrar as informações que eles coletaram durante a pesquisa. O modelo deve conter campos para o check-in e check-out, além de campos para registrar as informações sobre o período da história da música sertaneja que eles pesquisaram.Etapa 7 - Apresentação dos resultados
Cada grupo deve apresentar os resultados da pesquisa para a turma, utilizando o modelo de registro de aprendizagem como guia. Os alunos devem compartilhar as informações que coletaram e explicar como o gênero musical evoluiu ao longo do tempo.Etapa 8 - Check-out
Encerre a conteúdo pedindo aos alunos que compartilhem o que aprenderam sobre a história da música sertaneja e como a atividade ajudou a desenvolver a habilidade de explorar e analisar fontes e materiais sonoros.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de informações.
- Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo.
- Desenvolver a habilidade de explorar e analisar fontes e materiais sonoros.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na atividade em grupo.
- Qualidade das informações coletadas durante a pesquisa.
- Qualidade da apresentação dos resultados.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar as características da música sertaneja.
- Orientar os alunos durante a pesquisa em grupo.
- Avaliar a qualidade das informações coletadas e das apresentações dos resultados.
Ações do aluno
- Participar ativamente da atividade em grupo.
- Coletar informações sobre o período da história da música sertaneja que foi designado para o grupo.
- Criar o modelo de registro de aprendizagem e apresentar os resultados da pesquisa para a turma.