Aula sobre Historia Da Musica Sertaneja

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A música sertaneja é um gênero musical que se originou no interior do Brasil, no final do século XIX. Ela é caracterizada por letras que falam sobre a vida no campo, amor, saudade e tradições culturais. A música sertaneja é muito popular no Brasil, com muitos subgêneros, como o sertanejo universitário e o sertanejo raiz.

Objetivo:

Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar fontes e materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos.


  1. Etapa 1 - Contextualização

    A música sertaneja é um gênero musical que se originou no interior do Brasil, no final do século XIX. Ela é caracterizada por letras que falam sobre a vida no campo, amor, saudade e tradições culturais. A música sertaneja é muito popular no Brasil, com muitos subgêneros, como o sertanejo universitário e o sertanejo raiz.

    Objetivo:

    Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar fontes e materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos.


  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "História da música sertaneja" e explique a importância desse gênero musical para a cultura brasileira.

  3. Etapa 3 - Rotação por estações

    Os alunos serão divididos em grupos e irão participar de estações de atividades. Cada estação terá uma atividade diferente relacionada ao tema. As estações podem ser:

    \- Estação 1: Pesquisa sobre a história da música sertaneja

    Os alunos irão pesquisar sobre a história da música sertaneja e criar um cartaz com as informações mais importantes.

    \- Estação 2: Identificação de instrumentos musicais

    Os alunos irão ouvir trechos de músicas sertanejas e identificar os instrumentos musicais utilizados.

    \- Estação 3: Composição de uma música sertaneja

    Os alunos irão compor uma música sertaneja em grupo, utilizando os conhecimentos adquiridos sobre o gênero musical.


  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão utilizar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", para avaliar a atividade realizada em cada estação.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Cada grupo irá apresentar o resultado da atividade realizada em sua estação para a turma.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    A turma irá discutir sobre as informações apresentadas pelos grupos e compartilhar suas opiniões sobre a música sertaneja.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie os alunos conforme os critérios estabelecidos abaixo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de fontes sonoras.
  • Estimular a criatividade e a composição musical.
  • Promover a socialização e a discussão em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação nas atividades propostas.
  • Utilização correta do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Qualidade da pesquisa realizada.
  • Criatividade na composição musical.
  • Participação na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar sua importância.
  • Organizar as estações de atividades.
  • Orientar os alunos durante as atividades.
  • Avaliar os alunos conforme os critérios estabelecidos.
  • Promover a discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Participar das atividades propostas.
  • Utilizar corretamente o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Realizar a pesquisa sobre a história da música sertaneja.
  • Compor uma música sertaneja em grupo.
  • Participar da discussão em grupo.