Aula sobre Historia Da Musica Sertaneja
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Objetivo:
Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar fontes e materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos.
Etapa 1 - Contextualização
A música sertaneja é um gênero musical que se originou no interior do Brasil, no final do século XIX. Ela é caracterizada por letras que falam sobre a vida no campo, amor, saudade e tradições culturais. A música sertaneja é muito popular no Brasil, com muitos subgêneros, como o sertanejo universitário e o sertanejo raiz.Objetivo:
Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar fontes e materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos.
Etapa 2 - Apresentação do tema
Apresente o tema "História da música sertaneja" e explique a importância desse gênero musical para a cultura brasileira.Etapa 3 - Rotação por estações
Os alunos serão divididos em grupos e irão participar de estações de atividades. Cada estação terá uma atividade diferente relacionada ao tema. As estações podem ser:\- Estação 1: Pesquisa sobre a história da música sertaneja
Os alunos irão pesquisar sobre a história da música sertaneja e criar um cartaz com as informações mais importantes.
\- Estação 2: Identificação de instrumentos musicais
Os alunos irão ouvir trechos de músicas sertanejas e identificar os instrumentos musicais utilizados.
\- Estação 3: Composição de uma música sertaneja
Os alunos irão compor uma música sertaneja em grupo, utilizando os conhecimentos adquiridos sobre o gênero musical.
Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos irão utilizar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", para avaliar a atividade realizada em cada estação.Etapa 5 - Socialização
Cada grupo irá apresentar o resultado da atividade realizada em sua estação para a turma.Etapa 6 - Discussão em grupo
A turma irá discutir sobre as informações apresentadas pelos grupos e compartilhar suas opiniões sobre a música sertaneja.Etapa 7 - Avaliação
Avalie os alunos conforme os critérios estabelecidos abaixo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de fontes sonoras.
- Estimular a criatividade e a composição musical.
- Promover a socialização e a discussão em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação nas atividades propostas.
- Utilização correta do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Qualidade da pesquisa realizada.
- Criatividade na composição musical.
- Participação na discussão em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar sua importância.
- Organizar as estações de atividades.
- Orientar os alunos durante as atividades.
- Avaliar os alunos conforme os critérios estabelecidos.
- Promover a discussão em grupo.
Ações do aluno
- Participar das atividades propostas.
- Utilizar corretamente o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Realizar a pesquisa sobre a história da música sertaneja.
- Compor uma música sertaneja em grupo.
- Participar da discussão em grupo.