Aula sobre Historia Da Musica Sertaneja

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A música sertaneja é um gênero musical que surgiu no Brasil no final do século XIX, com raízes na música caipira e na música de raiz. É um estilo musical que conta histórias do cotidiano do povo brasileiro, com letras que falam de amor, saudade, natureza, trabalho no campo, entre outros temas. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a história da música sertaneja, suas origens e evolução ao longo do tempo.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A música sertaneja é um gênero musical que surgiu no Brasil no final do século XIX, com raízes na música caipira e na música de raiz. É um estilo musical que conta histórias do cotidiano do povo brasileiro, com letras que falam de amor, saudade, natureza, trabalho no campo, entre outros temas. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a história da música sertaneja, suas origens e evolução ao longo do tempo.

  2. Etapa 2 - Preparação

    Selecione algumas músicas sertanejas antigas e atuais para tocar na sala. Os alunos devem ouvir as músicas e anotar as características que percebem em cada uma delas.

  3. Etapa 3 - Introdução

    Apresente alguns materiais de pesquisa para os alunos e peça para que eles contem a história da música sertaneja, suas origens e evolução ao longo do tempo. Os alunos devem anotar as informações mais importantes.

  4. Etapa 4 - Sala de aula invertida

    Os alunos devem criar um mapa conceitual sobre a história da música sertaneja. A ideia central deve ser "História da música sertaneja" e os tópicos devem ser: origens, evolução, principais artistas, principais músicas, influências, instrumentos musicais, estilos musicais. Cada tópico deve ter pelo menos duas informações adicionais. O mapa conceitual deve ser criado em folhas de papel sulfite.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos devem se dividir em grupos e discutir as informações que colocaram em seus mapas conceituais. Enquanto isso, circule pela sala e auxiliar os alunos na discussão.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma. Incentive a participação e a troca de ideias entre os alunos.

  7. Etapa 7 - Exemplos práticos

    Toque algumas músicas sertanejas antigas e atuais para a turma. Os alunos devem identificar as características que perceberam nas músicas e relacioná-las com as informações que colocaram em seus mapas conceituais.

  8. Etapa 8 - Avaliação

    Os alunos devem fazer uma autoavaliação sobre o que aprenderam do conteúdo. Avalie a participação dos alunos na criação dos mapas conceituais e na discussão em grupo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar fontes e materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na criação dos mapas conceituais.
  • Incentivar a participação e a troca de ideias entre os alunos na discussão em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos na criação dos mapas conceituais.
  • Participação dos alunos na discussão em grupo.
  • Autoavaliação dos alunos sobre o que aprenderam do conteúdo.

Ações do professor

  • Selecionar as músicas sertanejas antigas e atuais para tocar na sala.
  • Apresentar a história da música sertaneja, suas origens e evolução ao longo do tempo.
  • Circular pela sala e auxiliar os alunos na discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Ouvir as músicas sertanejas selecionadas pelo professor e anotar as características que percebem em cada uma delas.
  • Criar um mapa conceitual sobre a história da música sertaneja.
  • Discutir as informações que colocaram em seus mapas conceituais em grupo.