História da Revolução Industrial por meio das máquinas

Você já aprendeu sobre a relação da Revolução Industrial com o trabalho infantil. Nessa aula de História, vamos ver as inovações técnicas desse período e como os trabalhadores reagiram. Bom aprendizado! 📖


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Qual o nome do movimento que aconteceu no início da Revolução Industrial feito por trabalhadores que quebraram máquinas como forma de protesto?

    A) Fordismo.

    B) Manufatura.

    C) Ludismo.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    A Revolução Industrial foi um período de grandes mudanças na história da humanidade, que teve início na Inglaterra no século XVIII e se espalhou pelo mundo. Foi um período de grandes avanços tecnológicos, que permitiram a produção em massa de bens e a criação de novas máquinas. Essas mudanças tiveram um grande impacto na sociedade, na economia e na cultura. Nesta aula, será explorada a história da Revolução Industrial por meio das máquinas, além de seus impactos na produção e circulação de povos, produtos e culturas. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos serão desafiados a criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal”, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  4. 4. Aprendizagem Entre Pares:

    A Revolução Industrial foi um período de grandes mudanças na história da humanidade, que teve início na Inglaterra no século XVIII e se espalhou pelo mundo. Foi um período de avanços tecnológicos, que permitiram a produção em massa de bens e a criação de novas máquinas. Nesta aula, será explorada a história da Revolução Industrial por meio das máquinas e analisar seus impactos na produção e circulação de povos, produtos e culturas. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares, avaliando o desempenho de seus colegas em diferentes critérios.
    Atividade completa
  5. 5. Sala de Aula Invertida:

    A Revolução Industrial foi um período de grandes mudanças na história da humanidade, que iniciou na Inglaterra no século XVIII e se espalhou pelo mundo. Foi um período de grandes avanços tecnológicos, que permitiram a produção em massa de bens e a criação de novas máquinas. Nesta aula, será estudada a história da Revolução Industrial por meio das máquinas, analisando seus impactos na produção e circulação de povos, produtos e culturas. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  6. 6. Rotação por estações:

    A Revolução Industrial foi um período de grandes mudanças na história da humanidade, que iniciou na Inglaterra no século XVIII e se espalhou pelo mundo. Foi um período de grandes avanços tecnológicos, que permitiram a produção em massa de bens e a criação de novas máquinas. Nesta aula, será explorada a história da Revolução Industrial por meio das máquinas e serão analisados seus impactos na produção e circulação de povos, produtos e culturas. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades relacionadas ao tema.
    Atividade completa
  7. 7. Design Thinking:

    A Revolução Industrial foi um período de grandes mudanças na história da humanidade, que teve início na Inglaterra no século XVIII e se espalhou pelo mundo. Foi um período de grandes avanços tecnológicos, que permitiram a produção em massa de bens e a criação de novas máquinas que revolucionaram a forma como as pessoas trabalhavam e viviam. Nesta aula, vamos explorar a história da Revolução Industrial por meio das máquinas, analisando seus impactos na produção e circulação de povos, produtos e culturas. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Thinking, que nos ajudará a entender melhor as necessidades e desejos das pessoas envolvidas nesse processo.
    Atividade completa
  8. 8. Cultura Maker:

    A Revolução Industrial foi um período de grandes mudanças na história da humanidade, que iniciou na Inglaterra no século XVIII e se espalhou pelo mundo. Foi um período de grandes avanços tecnológicos, que permitiram a produção em massa de bens e a criação de novas máquinas que mudaram como as pessoas trabalhavam e viviam. Nesta aula, o tema será explorado por meio das máquinas e como elas impactaram a produção e circulação de povos, produtos e culturas. Utilizaremos a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal”, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: