Aula sobre Historia Da Revolucao Industrial Maquinas

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A Revolução Industrial foi um período de grandes mudanças na história da humanidade, que teve início na Inglaterra no século XVIII e se espalhou pelo mundo. Foi um período de grandes avanços tecnológicos, que permitiram a produção em massa de bens e a criação de novas máquinas. Essas mudanças tiveram um grande impacto na sociedade, na economia e na cultura. Nesta aula, será explorada a história da Revolução Industrial por meio das máquinas, além de seus impactos na produção e circulação de povos, produtos e culturas. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos serão desafiados a criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal”, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e contextualize a Revolução Industrial por meio das máquinas, além de exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a criação da máquina a vapor e a produção em massa de bens.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Definição do problema

    Cada grupo deverá definir um problema relacionado ao tema da aula, como por exemplo: "Como a Revolução Industrial impactou a produção de alimentos?" ou "Quais foram os principais impactos da Revolução Industrial na cultura popular?". Auxilie os alunos na definição do problema.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Cada grupo deverá pesquisar sobre o problema definido na etapa anterior. Os estudantes poderão utilizar livros, artigos, vídeos e outros recursos disponíveis.

  5. Etapa 5 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Cada grupo deverá criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é que os alunos possam avaliar a atividade e refletir sobre o que aprenderam.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deverá apresentar os resultados da pesquisa e o template de Dinâmica dos 3 Qs criado. Os alunos deverão explicar como o problema foi abordado e quais foram as principais conclusões.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Ao final das apresentações, conduza uma discussão em grupo sobre os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de povos, produtos e culturas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de povos, produtos e culturas.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de avaliar a própria aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Qualidade da apresentação dos resultados e do template criado.
  • Capacidade de análise e reflexão sobre os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de povos, produtos e culturas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a Revolução Industrial por meio das máquinas.
  • Auxiliar os alunos na definição do problema.
  • Conduzir a discussão em grupo sobre os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de povos, produtos e culturas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e da criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentar os resultados e o template criado.
  • Analisar e refletir sobre os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de povos, produtos e culturas.