Aula sobre Historia Da Revolucao Industrial Maquinas

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A Revolução Industrial foi um período de grandes mudanças na história da humanidade, que teve início na Inglaterra no século XVIII e se espalhou pelo mundo. Foi um período de avanços tecnológicos, que permitiram a produção em massa de bens e a criação de novas máquinas. Nesta aula, será explorada a história da Revolução Industrial por meio das máquinas e analisar seus impactos na produção e circulação de povos, produtos e culturas. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares, avaliando o desempenho de seus colegas em diferentes critérios.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize a Revolução Industrial, explicando como ela iniciou e quais foram suas principais características. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada grupo irá pesquisar sobre uma máquina inventada durante a Revolução Industrial e que teve um grande impacto na produção e circulação de bens. Os alunos deverão buscar informações sobre a história da máquina, como ela funcionava e quais foram seus impactos na sociedade.

  3. Etapa 3 - Construção do template de avaliação

    Cada grupo irá criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Os alunos deverão preencher o template com uma nota numa escala de 1 a 5 para avaliar o desempenho dos outros grupos.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar sua máquina e os impactos que ela teve na sociedade. Durante a apresentação, os outros grupos irão avaliar o desempenho do grupo apresentador, preenchendo o template de avaliação por pares.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após todas as apresentações, os grupos irão se reunir para discutir os resultados da avaliação e os pontos positivos e negativos de cada apresentação.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula, destacando os principais pontos abordados e os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de povos, produtos e culturas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de povos, produtos e culturas.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o desempenho de seus colegas e dar feedback construtivo.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e contextualizar a Revolução Industrial.
  • Dividir a turma em grupos.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na construção do template de avaliação por pares.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e dar feedback construtivo.
  • Concluir a aula e destacar os principais pontos abordados.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre uma máquina inventada durante a Revolução Industrial e que teve um grande impacto na produção e circulação de bens.
  • Criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.
  • Apresentar sua máquina e os impactos que ela teve na sociedade.
  • Avaliar o desempenho dos outros grupos, preenchendo o template de avaliação por pares.
  • Discutir os resultados da avaliação e os pontos positivos e negativos de cada apresentação.