Aula sobre Historia Da Revolucao Industrial Maquinas
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
A Revolução Industrial foi um período de grandes mudanças na história da humanidade, que teve início na Inglaterra no século XVIII e se espalhou pelo mundo. Foi um período de avanços tecnológicos, que permitiram a produção em massa de bens e a criação de novas máquinas. Nesta aula, será explorada a história da Revolução Industrial por meio das máquinas e analisar seus impactos na produção e circulação de povos, produtos e culturas. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares, avaliando o desempenho de seus colegas em diferentes critérios.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e contextualize a Revolução Industrial, explicando como ela iniciou e quais foram suas principais características. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.Etapa 2 - Pesquisa
Cada grupo irá pesquisar sobre uma máquina inventada durante a Revolução Industrial e que teve um grande impacto na produção e circulação de bens. Os alunos deverão buscar informações sobre a história da máquina, como ela funcionava e quais foram seus impactos na sociedade.Etapa 3 - Construção do template de avaliação
Cada grupo irá criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Os alunos deverão preencher o template com uma nota numa escala de 1 a 5 para avaliar o desempenho dos outros grupos.Etapa 4 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar sua máquina e os impactos que ela teve na sociedade. Durante a apresentação, os outros grupos irão avaliar o desempenho do grupo apresentador, preenchendo o template de avaliação por pares.Etapa 5 - Discussão em grupo
Após todas as apresentações, os grupos irão se reunir para discutir os resultados da avaliação e os pontos positivos e negativos de cada apresentação.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a aula, destacando os principais pontos abordados e os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de povos, produtos e culturas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de povos, produtos e culturas.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o desempenho de seus colegas e dar feedback construtivo.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e contextualizar a Revolução Industrial.
- Dividir a turma em grupos.
- Orientar os alunos na pesquisa e na construção do template de avaliação por pares.
- Avaliar o desempenho dos alunos e dar feedback construtivo.
- Concluir a aula e destacar os principais pontos abordados.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre uma máquina inventada durante a Revolução Industrial e que teve um grande impacto na produção e circulação de bens.
- Criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.
- Apresentar sua máquina e os impactos que ela teve na sociedade.
- Avaliar o desempenho dos outros grupos, preenchendo o template de avaliação por pares.
- Discutir os resultados da avaliação e os pontos positivos e negativos de cada apresentação.