Aula sobre Historia Da Revolucao Industrial Maquinas

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A Revolução Industrial foi um período de grandes mudanças na história da humanidade, que iniciou na Inglaterra no século XVIII e se espalhou pelo mundo. Foi um período de grandes avanços tecnológicos, que permitiram a produção em massa de bens e a criação de novas máquinas que mudaram como as pessoas trabalhavam e viviam. Nesta aula, o tema será explorado por meio das máquinas e como elas impactaram a produção e circulação de povos, produtos e culturas. Utilizaremos a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal”, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize a Revolução Industrial, explicando como as máquinas foram importantes para o desenvolvimento da indústria e da economia. Os alunos serão convidados a compartilhar suas ideias e conhecimentos prévios sobre o tema. Fale também sobre algumas máquinas desenvolvidas na época como a máquina a vapor e as máquinas de fiação.

  2. Etapa 2 - Exploração

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão materiais para construir uma miniatura de uma máquina da Revolução Industrial. Eles deverão pesquisar sobre a máquina e como ela funcionava, e depois construir a miniatura utilizando materiais como papelão, palitos de sorvete, cola, tesoura, entre outros.

  3. Etapa 3 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar sua miniatura e explicar como a máquina funcionava e qual era sua importância na Revolução Industrial. Os outros grupos poderão fazer perguntas e comentários sobre as apresentações.

  4. Etapa 4 - Discussão

    Conduza uma discussão sobre os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de povos, produtos e culturas. Os alunos serão convidados a compartilhar suas opiniões e ideias sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal”, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles deverão preencher o template com suas impressões sobre a aula e o que aprenderam.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Encerre a aula fazendo uma síntese dos principais pontos abordados e reforçando a importância da Revolução Industrial na história da humanidade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de povos, produtos e culturas.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Promover a reflexão crítica sobre a história da humanidade e sua relação com a tecnologia.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade da pesquisa e construção da miniatura da máquina.
  • Participação na discussão e na Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na construção das miniaturas e na pesquisa sobre as máquinas.
  • Conduzir a discussão de forma participativa e estimulante.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar a pesquisa e construção da miniatura com dedicação e empenho.
  • Contribuir para a discussão e preencher o template da Dinâmica dos 3 Qs com suas impressões e aprendizados.