Aula sobre Historia Da Revolucao Industrial Maquinas
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
A Revolução Industrial foi um período de grandes mudanças na história da humanidade, que iniciou na Inglaterra no século XVIII e se espalhou pelo mundo. Foi um período de grandes avanços tecnológicos, que permitiram a produção em massa de bens e a criação de novas máquinas que mudaram como as pessoas trabalhavam e viviam. Nesta aula, o tema será explorado por meio das máquinas e como elas impactaram a produção e circulação de povos, produtos e culturas. Utilizaremos a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal”, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e contextualize a Revolução Industrial, explicando como as máquinas foram importantes para o desenvolvimento da indústria e da economia. Os alunos serão convidados a compartilhar suas ideias e conhecimentos prévios sobre o tema. Fale também sobre algumas máquinas desenvolvidas na época como a máquina a vapor e as máquinas de fiação.Etapa 2 - Exploração
Os alunos serão divididos em grupos e receberão materiais para construir uma miniatura de uma máquina da Revolução Industrial. Eles deverão pesquisar sobre a máquina e como ela funcionava, e depois construir a miniatura utilizando materiais como papelão, palitos de sorvete, cola, tesoura, entre outros.Etapa 3 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar sua miniatura e explicar como a máquina funcionava e qual era sua importância na Revolução Industrial. Os outros grupos poderão fazer perguntas e comentários sobre as apresentações.Etapa 4 - Discussão
Conduza uma discussão sobre os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de povos, produtos e culturas. Os alunos serão convidados a compartilhar suas opiniões e ideias sobre o tema.Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal”, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles deverão preencher o template com suas impressões sobre a aula e o que aprenderam.Etapa 6 - Conclusão
Encerre a aula fazendo uma síntese dos principais pontos abordados e reforçando a importância da Revolução Industrial na história da humanidade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de povos, produtos e culturas.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
- Promover a reflexão crítica sobre a história da humanidade e sua relação com a tecnologia.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade da pesquisa e construção da miniatura da máquina.
- Participação na discussão e na Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos na construção das miniaturas e na pesquisa sobre as máquinas.
- Conduzir a discussão de forma participativa e estimulante.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Realizar a pesquisa e construção da miniatura com dedicação e empenho.
- Contribuir para a discussão e preencher o template da Dinâmica dos 3 Qs com suas impressões e aprendizados.