Aula sobre Historia Da Revolucao Industrial Maquinas

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A Revolução Industrial foi um período de grandes mudanças na história da humanidade, que teve início na Inglaterra no século XVIII e se espalhou pelo mundo. Foi um período de grandes avanços tecnológicos, que permitiram a produção em massa de bens e a criação de novas máquinas que revolucionaram a forma como as pessoas trabalhavam e viviam. Nesta aula, vamos explorar a história da Revolução Industrial por meio das máquinas, analisando seus impactos na produção e circulação de povos, produtos e culturas. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Thinking, que nos ajudará a entender melhor as necessidades e desejos das pessoas envolvidas nesse processo.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique o que é a Revolução Industrial e como ela impactou a sociedade. Em seguida, apresente a metodologia Design Thinking e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, dividido em campos como "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles deverão preencher cada campo com informações sobre as pessoas envolvidas na Revolução Industrial, como trabalhadores, empresários, consumidores, entre outros.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as informações coletadas no mapa de empatia e identificar as principais necessidades e desejos das pessoas envolvidas na Revolução Industrial.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar os resultados da discussão em grupo e compartilhar as principais necessidades e desejos identificados.

  5. Etapa 5 - Análise dos impactos da Revolução Industrial

    Com base nas informações coletadas no mapa de empatia e nas discussões em grupo, os alunos irão analisar os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de povos, produtos e culturas.

  6. Etapa 6 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de como a Revolução Industrial impactou a sociedade, como a criação de novas máquinas, a produção em massa de bens e a urbanização.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula, reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a refletirem sobre como a Revolução Industrial impactou a sociedade e como podemos aprender com essa história.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de povos, produtos e culturas.
  • Estimular a criatividade e a inovação dos alunos por meio da metodologia Design Thinking.
  • Promover a reflexão crítica sobre a história da humanidade e sua relação com o presente.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Capacidade dos alunos em analisar os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de povos, produtos e culturas.
  • Criatividade e inovação na criação do mapa de empatia e na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia e na discussão em grupo.
  • Apresentar exemplos práticos para ilustrar os impactos da Revolução Industrial.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Criar um mapa de empatia com informações relevantes sobre as pessoas envolvidas na Revolução Industrial.
  • Analisar os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de povos, produtos e culturas.