Aula sobre Historia Da Revolucao Industrial Maquinas
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e contextualize a Revolução Industrial. Em seguida, explique a metodologia Rotação por estações e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Rotação por Estações
Organize a turma em três grupos e explique que irão realizar uma atividade em circuito, chamada de estações. Explique que em cada estação haverá uma atividade com começo, meio e fim, e que as estações são independentes uma das outras. Defina com os alunos o tempo que ficarão em cada estação e a ordem de rotação entre elas. Para cada estação, sugerimos os seguintes temas:Estação 1 - Máquinas da Revolução Industrial:
Os alunos irão pesquisar sobre as principais máquinas criadas durante a Revolução Industrial e seus impactos na produção de bens. Eles deverão criar um cartaz com informações sobre as máquinas e apresentar para os colegas.
Estação 2 - Impactos na produção e circulação de bens:
Os alunos irão analisar os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de bens, como a criação de novas rotas comerciais e a produção em massa de produtos. Eles deverão criar um mapa mental com as informações e apresentar para os colegas.
Estação 3 - Impactos na cultura e sociedade:
Os alunos irão analisar os impactos da Revolução Industrial na cultura e sociedade, como a criação de novas formas de trabalho e a urbanização. Eles deverão criar um texto coletivo sobre o tema e apresentar para os colegas.
Etapa 3 - Conclusão
Reúna a turma e faça uma reflexão sobre o tema da aula e as atividades realizadas. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de povos, produtos e culturas.
- Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na criação de cartazes, mapas mentais e textos coletivos.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos na realização das atividades.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade das informações apresentadas nos cartazes, mapas mentais e textos coletivos.
- Coerência e clareza na apresentação das informações.
- Colaboração e interação entre os alunos durante as atividades.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e contextualizar a Revolução Industrial.
- Explicar a metodologia Rotação por estações e como ela será aplicada na aula.
- Orientar os alunos na realização das atividades.
- Fazer uma reflexão sobre o tema da aula e as atividades realizadas.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre as principais máquinas criadas durante a Revolução Industrial e seus impactos na produção de bens.
- Criar um cartaz com informações sobre as máquinas e apresentar para os colegas.
- Analisar os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de bens e criar um mapa mental com as informações.
- Analisar os impactos da Revolução Industrial na cultura e sociedade e criar um texto coletivo sobre o tema.
- Participar ativamente das atividades propostas e colaborar com os colegas.