Aula sobre Historia Da Revolucao Industrial Maquinas
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A Revolução Industrial foi um período de grandes mudanças na história da humanidade, que iniciou na Inglaterra no século XVIII e se espalhou pelo mundo. Foi um período de grandes avanços tecnológicos, que permitiram a produção em massa de bens e a criação de novas máquinas. Nesta aula, será estudada a história da Revolução Industrial por meio das máquinas, analisando seus impactos na produção e circulação de povos, produtos e culturas. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando o que é a Revolução Industrial e como ela impactou a sociedade. Em seguida, apresente a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e explique como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Pesquisa
Divida os estudantes em grupos, para que eles pesquisem sobre a história da Revolução Industrial e criem um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Se os estudantes tiverem dúvidas, dê algumas ideias de sub-tópicos a serem desenvolvidos como o contexto histórico, os avanços tecnológicos e os impactos das máquinas na indústria.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos devem discutir seus mapas conceituais e trocar ideias sobre o tema, para conseguirem finalizar o mapa adequadamente.Etapa 4 - Apresentação
Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma e explicar suas ideias centrais e sub-ideias.Etapa 5 - Debate
Após as apresentações, promova um debate com a turma sobre os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de povos, produtos e culturas.Etapa 6 - Conclusão
Conclua a aula reforçando os principais pontos discutidos e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de povos, produtos e culturas.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Promover a reflexão crítica sobre a história da humanidade.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e na discussão em grupo.
- Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
- Participação na apresentação e no debate em sala de aula.
Ações do professor
- Explicar claramente a metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Promover o debate e a reflexão crítica sobre o tema.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre a história da Revolução Industrial por meio das máquinas.
- Criar um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias.
- Participar ativamente da discussão em grupo, da apresentação e do debate em sala de aula.