Aula sobre Historia Das Palavras O Iluminismo E Seus Conceitos
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
O iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu na Europa no século XVIII e que teve grande influência na formação do mundo contemporâneo. Nessa época, os pensadores iluministas defendiam a razão, a liberdade e a igualdade como valores fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e democrática. O iluminismo também foi responsável por difundir novos conceitos e ideias que influenciaram a política, a economia, a ciência e a cultura. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os principais conceitos do iluminismo e sua relação com o liberalismo, além de desenvolver habilidades de avaliação por pares.
Etapa 1 - Apresentação do tema
O professor irá apresentar o tema da aula e explicar a importância do iluminismo para a história e para o mundo contemporâneo. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas.Etapa 2 - Divisão em grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão a tarefa de criar um template de avaliação por pares.Etapa 3 - Pesquisa sobre o iluminismo e o liberalismo
Cada grupo deverá pesquisar sobre os principais conceitos do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles. Os alunos poderão utilizar livros, artigos e sites confiáveis para realizar a pesquisa.Etapa 4 - Criação do template de avaliação por pares
Com base na pesquisa realizada, cada grupo deverá criar um template de avaliação por pares contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar um resumo sobre a pesquisa que fizeram sobre o tema e seus templates para a turma, explicando os critérios de avaliação escolhidos.Etapa 6 - Avaliação dos trabalhos
Cada grupo irá avaliar o trabalho de outro grupo utilizando o template criado. Os alunos deverão justificar as notas atribuídas em cada critério.Etapa 7 - Discussão em grupo
Ao final da atividade, o professor irá promover uma discussão em grupo sobre os principais conceitos do iluminismo e do liberalismo e sua relação com a organização do mundo contemporâneo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa e avaliação por pares.
- Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo.
- Discutir a relação entre os conceitos do iluminismo e do liberalismo e a organização do mundo contemporâneo.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância do iluminismo para a história e para o mundo contemporâneo.
- Dividir os alunos em grupos e orientá-los na pesquisa e criação do template de avaliação por pares.
- Promover a discussão em grupo sobre os principais conceitos do iluminismo e do liberalismo e sua relação com a organização do mundo contemporâneo.
Ações do aluno
- Realizar pesquisa sobre os principais conceitos do iluminismo e do liberalismo.
- Criar um template de avaliação por pares contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.
- Avaliar o trabalho de outro grupo utilizando o template criado.