Aula sobre Historia Das Palavras O Iluminismo E Seus Conceitos

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu na Europa no século XVIII e que teve grande influência na formação do mundo contemporâneo. Nessa época, os pensadores iluministas defendiam a razão, a liberdade e a igualdade como valores fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e democrática. Nesta aula, vamos explorar os conceitos do iluminismo e do liberalismo, discutindo sua relação com a organização do mundo contemporâneo. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula, contextualizando-o e explicando sua importância para a compreensão do mundo contemporâneo.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, preenchendo os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos possam se colocar no lugar dos pensadores iluministas e entender suas motivações e ideias.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se dividir em grupos para discutir as informações coletadas no mapa de empatia. Cada grupo irá apresentar suas conclusões para a turma, destacando os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de como os conceitos do iluminismo e do liberalismo podem ser aplicados no cotidiano dos alunos, como a defesa da liberdade de expressão e a luta contra a desigualdade social.

  5. Etapa 5 - Debate em grupo

    Os alunos irão debater em grupo sobre a relação entre os conceitos do iluminismo e do liberalismo e a organização do mundo contemporâneo, destacando suas semelhanças e diferenças.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Faça uma síntese dos principais pontos discutidos na aula, destacando a importância dos conceitos do iluminismo e do liberalismo para a construção de uma sociedade mais justa e democrática.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa (opcional)

    Você pode propor uma tarefa de casa para os alunos, como a elaboração de um texto sobre a importância dos conceitos do iluminismo e do liberalismo para a organização do mundo contemporâneo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo.
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre a relação entre os conceitos do iluminismo e do liberalismo e a organização do mundo contemporâneo.
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão dos principais conceitos do iluminismo e do liberalismo.
  • Capacidade de reflexão crítica sobre a relação entre os conceitos do iluminismo e do liberalismo e a organização do mundo contemporâneo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Fazer sínteses das principais conclusões discutidas em cada etapa.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Colaborar com os colegas na discussão em grupo.
  • Refletir criticamente sobre os conceitos do iluminismo e do liberalismo e sua relação com a organização do mundo contemporâneo.