Aula sobre Historia Das Palavras O Iluminismo E Seus Conceitos

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu na Europa no século XVIII e que teve grande influência na história mundial. Nessa época, as ideias de liberdade, igualdade e fraternidade começaram a ser discutidas e a questionar o poder absoluto dos reis e da igreja. O iluminismo também foi responsável por trazer novos conceitos e ideias que influenciaram a organização do mundo contemporâneo. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), no qual os alunos criarão um modelo de júri, com 4 grupos, banca julgadora, grupo defensor e grupo opositor para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize o movimento iluminista, explicando seus principais conceitos e ideias. Incentive os alunos a fazer perguntas e a expressar suas opiniões sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Cada grupo terá uma função específica no debate, que terá como tema: “As consequências dos ideais e conceitos iluministas”. O grupo opositor deverá se concentrar nos pontos negativos e o defensor nos pontos positivos.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo deverá pesquisar sobre um subtema relacionado ao iluminismo e ao liberalismo, como a separação dos poderes, a liberdade de expressão, a igualdade social, entre outros. O professor poderá fornecer materiais de apoio para a pesquisa.

  4. Etapa 4 - Preparação dos argumentos

    Cada grupo deverá preparar seus argumentos para o debate, levando em consideração os pontos de vista do grupo opositor e as possíveis perguntas da banca julgadora.

  5. Etapa 5 - Debate

    Os grupos defensor e opositor terão 10 minutos cada para apresentar seus argumentos. Em seguida, a banca julgadora fará perguntas aos grupos e avaliará seus argumentos. Os observadores deverão anotar os pontos positivos e negativos de cada grupo.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conduza uma discussão final sobre o tema, incentivando os alunos a refletir sobre as ideias apresentadas e a relação entre o iluminismo e o mundo contemporâneo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo.
  • Estimular o pensamento crítico e a capacidade argumentativa dos alunos.
  • Promover a cooperação e a colaboração entre os alunos.
  • Incentivar a pesquisa e a busca por informações relevantes sobre o tema.
  • Desenvolver a capacidade de análise e síntese dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Coerência e clareza dos argumentos apresentados pelos grupos.
  • Capacidade de argumentação e persuasão dos grupos.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos grupos.
  • Participação ativa e colaborativa dos alunos durante o debate.
  • Capacidade de reflexão e análise crítica dos alunos sobre o tema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar o movimento iluminista.
  • Dividir os alunos em grupos e explicar suas funções no debate.
  • Fornecer materiais de apoio para a pesquisa.
  • Conduzir o debate e fazer perguntas para os grupos.
  • Estimular a reflexão e a análise crítica dos alunos sobre o tema.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o subtema atribuído ao grupo.
  • Preparar argumentos para o debate.
  • Participar ativamente do debate, apresentando seus argumentos e respondendo às perguntas da banca julgadora.
  • Anotar os pontos positivos e negativos dos grupos durante o debate.
  • Refletir e analisar criticamente as ideias apresentadas durante o debate.