Aula sobre Historia Das Palavras O Iluminismo E Seus Conceitos
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu na Europa no século XVIII e que teve grande influência na história mundial. Nessa época, as ideias de liberdade, igualdade e fraternidade começaram a ser discutidas e a questionar o poder absoluto dos reis e da igreja. O iluminismo também foi responsável por trazer novos conceitos e ideias que influenciaram a organização do mundo contemporâneo. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), no qual os alunos criarão um modelo de júri, com 4 grupos, banca julgadora, grupo defensor e grupo opositor para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize o movimento iluminista, explicando seus principais conceitos e ideias. Incentive os alunos a fazer perguntas e a expressar suas opiniões sobre o assunto.Etapa 2 - Formação dos grupos
Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Cada grupo terá uma função específica no debate, que terá como tema: “As consequências dos ideais e conceitos iluministas”. O grupo opositor deverá se concentrar nos pontos negativos e o defensor nos pontos positivos.Etapa 3 - Pesquisa
Cada grupo deverá pesquisar sobre um subtema relacionado ao iluminismo e ao liberalismo, como a separação dos poderes, a liberdade de expressão, a igualdade social, entre outros. O professor poderá fornecer materiais de apoio para a pesquisa.Etapa 4 - Preparação dos argumentos
Cada grupo deverá preparar seus argumentos para o debate, levando em consideração os pontos de vista do grupo opositor e as possíveis perguntas da banca julgadora.Etapa 5 - Debate
Os grupos defensor e opositor terão 10 minutos cada para apresentar seus argumentos. Em seguida, a banca julgadora fará perguntas aos grupos e avaliará seus argumentos. Os observadores deverão anotar os pontos positivos e negativos de cada grupo.Etapa 6 - Conclusão
Conduza uma discussão final sobre o tema, incentivando os alunos a refletir sobre as ideias apresentadas e a relação entre o iluminismo e o mundo contemporâneo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo.
- Estimular o pensamento crítico e a capacidade argumentativa dos alunos.
- Promover a cooperação e a colaboração entre os alunos.
- Incentivar a pesquisa e a busca por informações relevantes sobre o tema.
- Desenvolver a capacidade de análise e síntese dos alunos.
Critérios de avaliação
- Coerência e clareza dos argumentos apresentados pelos grupos.
- Capacidade de argumentação e persuasão dos grupos.
- Qualidade da pesquisa realizada pelos grupos.
- Participação ativa e colaborativa dos alunos durante o debate.
- Capacidade de reflexão e análise crítica dos alunos sobre o tema.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar o movimento iluminista.
- Dividir os alunos em grupos e explicar suas funções no debate.
- Fornecer materiais de apoio para a pesquisa.
- Conduzir o debate e fazer perguntas para os grupos.
- Estimular a reflexão e a análise crítica dos alunos sobre o tema.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o subtema atribuído ao grupo.
- Preparar argumentos para o debate.
- Participar ativamente do debate, apresentando seus argumentos e respondendo às perguntas da banca julgadora.
- Anotar os pontos positivos e negativos dos grupos durante o debate.
- Refletir e analisar criticamente as ideias apresentadas durante o debate.