Aula sobre Historia Das Palavras O Iluminismo E Seus Conceitos
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a metodologia que será utilizada. Em seguida, faça uma breve revisão sobre o contexto histórico do iluminismo e sua importância para a história mundial.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Divida os alunos em três grupos. Explique sobre a metodologia “Rotação por estações” e defina com eles o tempo de duração.Etapa 3 - Rotação por estações
Estação 1 - Conceitos do iluminismoNesta estação, os alunos irão ler textos e assistir a vídeos sobre os principais conceitos do iluminismo, como razão, liberdade e igualdade. Em seguida, irão discutir em grupo sobre como esses conceitos influenciaram a história e como podem ser aplicados no mundo contemporâneo.
Estação 2 - Liberalismo
Nesta estação, os alunos irão ler textos e assistir a vídeos sobre o liberalismo, sua origem e seus principais conceitos, como liberdade individual e economia de mercado. Em seguida, irão discutir em grupo sobre como o liberalismo se relaciona com o iluminismo e como esses conceitos influenciaram a história e o mundo contemporâneo.
Estação 3 - Debate
Nesta estação, os alunos irão participar de um debate em grupo sobre a relação entre o iluminismo e o liberalismo e sua influência na história e no mundo contemporâneo. Cada grupo terá um tema específico para debater e deverá apresentar argumentos e exemplos para defender sua posição.
Etapa 4 - Conclusão
Faça uma síntese dos principais conceitos abordados na aula e incentive a reflexão de como esses conceitos se aplicaram às mudanças sociais, políticas e econômicas da época.Etapa 5 - Tarefa para casa
Você pode sugerir que os alunos escrevam um texto sobre como os conceitos iluministas podem ser aplicados em suas vidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo.
- Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre a relação entre o iluminismo e o liberalismo e sua influência na história e no mundo contemporâneo.
- Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Identificação correta dos principais conceitos do iluminismo e do liberalismo.
- Argumentação coerente e fundamentada no debate em grupo.
- Reflexão crítica sobre a relação entre o iluminismo e o liberalismo e sua influência na história e no mundo contemporâneo.
- Aplicação dos conceitos abordados na aula em situações cotidianas.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar a metodologia que será utilizada.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Fazer intervenções pontuais para esclarecer dúvidas e estimular a reflexão crítica dos alunos.
- Sintetizar os principais conceitos abordados na aula.
- Incentivar os alunos a refletirem sobre como os conceitos abordados na aula podem ser aplicados em suas vidas.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Ler textos e assistir a vídeos sobre os principais conceitos do iluminismo e do liberalismo.
- Discutir em grupo sobre como esses conceitos influenciaram a história e como podem ser aplicados no mundo contemporâneo.
- Participar do debate em grupo e apresentar argumentos e exemplos para defender sua posição.
- Refletir sobre como os conceitos abordados na aula podem ser aplicados em suas vidas.