Aula sobre Historia Das Palavras O Iluminismo E Seus Conceitos
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possÃvel enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vÃdeo; filme; slides e outros.
- É possÃvel personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu na Europa no século XVIII e que teve grande influência na história mundial. Nessa época, os pensadores iluministas defendiam a razão, a liberdade e a igualdade, e criticavam o absolutismo e a intolerância religiosa. O iluminismo teve grande impacto na Revolução Francesa e na formação dos Estados modernos. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os principais conceitos do iluminismo e sua relação com o liberalismo, que é uma corrente polÃtica que defende a liberdade individual e a economia de mercado. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize o iluminismo e o liberalismo. Em seguida, explique a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Estudo prévio
Os alunos deverão pesquisar sobre os principais conceitos do iluminismo e do liberalismo, utilizando fontes confiáveis como livros e sites de instituições de ensino. Selecione e disponibilize algumas sugestões de leitura.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e deverão discutir os conceitos pesquisados. Você pode fornecer algumas perguntas orientadoras, como "Quais são os principais conceitos do iluminismo?" e "Qual é a relação entre o iluminismo e o liberalismo?".Etapa 4 - Apresentação dos grupos
Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma. Os alunos podem utilizar recursos audiovisuais para enriquecer as apresentações. Incentive a participação de todos e faça perguntas.Etapa 5 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena e Que tal, para avaliar a atividade. Forneça um modelo para os alunos.Etapa 6 - Avaliação da atividade
Os alunos deverão preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs e entregar. Utilize essas avaliações para melhorar a metodologia e a aula em si.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula. Incentive os alunos a continuarem estudando sobre os conceitos do iluminismo e a refletirem sobre como esses conceitos podem ser aplicados em suas vidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo.
- Estimular a pesquisa e a discussão em grupo.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar a atividade e fornecer feedback construtivo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Qualidade da apresentação dos grupos.
- Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar o iluminismo e o liberalismo.
- Fornecer sugestões de leitura.
- Orientar a discussão em grupo.
- Avaliar a atividade com base nos templates de Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre os principais conceitos do iluminismo e do liberalismo.
- Discutir em grupo os conceitos pesquisados.
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.