Aula sobre Historia Do Cinema

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A história do cinema é um tema fascinante e importante para a compreensão da cultura e da arte. O cinema é uma das formas mais populares de entretenimento e comunicação em massa, e sua história é repleta de inovações técnicas e artísticas que influenciaram a cultura popular em todo o mundo. Nesta aula, os alunos serão apresentados à metodologia ativa Design Sprint, que os ajudará a desenvolver habilidades de análise e criação de projetos. Eles aprenderão sobre a história do cinema e como as linguagens visuais e audiovisuais se integram.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e discuta a importância do cinema na cultura popular. Também explique a metodologia Design Sprint e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Entender

    Peça que os alunos façam uma pesquisa em grupo sobre a história do cinema, incluindo seus principais marcos e inovações técnicas e artísticas. Eles podem usar a internet ou livros da biblioteca para encontrar informações.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos criarão um esboço de um projeto de cinema que inclua uma história, personagens, cenários e diálogos. Eles podem trabalhar em grupos ou individualmente.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos votarão nos projetos mais interessantes e relevantes para a aula. Eles discutirão os prós e contras de cada projeto e escolherão um projeto para prototipar.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os alunos criarão um protótipo do projeto escolhido, usando materiais disponíveis na sala de aula. Eles podem usar papel, canetas, lápis de cor, tesouras, cola e outros materiais.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os alunos apresentarão seus projetos para a turma. Junto aos alunos, dê um feedback. Eles discutirão as possibilidades de melhorias e refinamentos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma reflexão sobre a aula e os projetos criados pelos alunos. Enfatize a importância da história do cinema e da metodologia Design Sprint para o desenvolvimento de habilidades criativas e analíticas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de informações.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e apresentação.
  • Estimular a reflexão crítica sobre a cultura popular.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Qualidade e relevância do projeto criado pelos alunos.
  • Habilidade de comunicação e apresentação.
  • Habilidade de reflexão crítica sobre a cultura popular.
  • Habilidade de aplicar a metodologia Design Sprint.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia Design Sprint.
  • Orientar os alunos na pesquisa e análise de informações.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Facilitar a discussão e a escolha do projeto a ser prototipado.
  • Dar feedback construtivo aos alunos durante a apresentação dos projetos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Realizar uma pesquisa cuidadosa sobre a história do cinema.
  • Criar um projeto criativo e relevante.
  • Apresentar o projeto de forma clara e convincente.
  • Refletir criticamente sobre a cultura popular e a metodologia Design Sprint.