Aula sobre Historia Do Cinema

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A história do cinema é um tema fascinante e importante para a compreensão da cultura e da arte contemporânea. O cinema é uma linguagem audiovisual que está presente em nossas vidas de diversas formas, seja por meio de filmes, séries, documentários ou vídeos na internet. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking para que os alunos possam criar um mapa de empatia sobre a história do cinema, desenvolvendo habilidades de análise e interpretação de situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando a importância da história do cinema. Pode-se utilizar imagens e trechos de filmes para ilustrar a apresentação.

  2. Etapa 2 - Introdução ao Design Thinking

    Explique aos alunos sobre a metodologia ativa Design Thinking e como ela será aplicada na aula. Pode-se utilizar exemplos práticos de como essa metodologia é utilizada em outras áreas.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos devem trabalhar em grupos para criar um mapa de empatia sobre a história do cinema. Cada grupo deve escolher um período da história do cinema (cinema mudo, cinema clássico, cinema novo, cinema contemporâneo, entre outros) e preencher os campos do mapa de empatia com informações sobre o período escolhido.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas de empatia

    Cada grupo deve apresentar seu mapa de empatia para a turma, explicando as informações contidas em cada campo e como elas se relacionam com o período escolhido.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos devem discutir em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre os períodos da história do cinema e como eles influenciaram a cultura e a arte contemporânea.

  6. Etapa 6 - Produção de um vídeo

    Os alunos devem trabalhar em grupos para produzir um vídeo curto (de até 5 minutos) sobre um dos períodos da história do cinema. O vídeo deve conter informações sobre o período escolhido e sua influência na cultura e na arte contemporânea.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos vídeos

    Cada grupo deve apresentar seu vídeo para a turma, explicando as informações contidas e como elas se relacionam com o período escolhido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise e interpretação de situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais.
  • Estimular a criatividade e a colaboração em grupo.
  • Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Qualidade do mapa de empatia e do vídeo produzido.
  • Clareza e objetividade na apresentação oral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar sua importância.
  • Explicar a metodologia Design Thinking e como ela será aplicada na aula.
  • Orientar os alunos nas atividades em grupo.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar o mapa de empatia.
  • Produzir um vídeo sobre um dos períodos da história do cinema.
  • Apresentar o mapa de empatia e o vídeo para a turma.