Aula sobre Historia Do Cinema
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A história do cinema é um tema muito interessante e relevante para os estudantes, pois o cinema faz parte da cultura e da história da humanidade. O cinema é uma linguagem que se integra a outras linguagens artísticas, como a música, a dança, a literatura e as artes visuais. Além disso, o cinema é uma forma de expressão que pode ser encontrada em diversos lugares, como em filmes, séries, documentários, publicidades e até mesmo nas redes sociais. Nesta aula, os estudantes irão aprender sobre a história do cinema e criar um jogo de tabuleiro que irá abordar os principais momentos e personagens do cinema mundial.
Etapa 1 - Apresentação
Apresente o tema da aula e explique a metodologia ativa de gamificação. Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas e cada grupo irá escolher um tema para o seu jogo de tabuleiro.Etapa 2 - Pesquisa
Cada grupo irá pesquisar sobre um período da história do cinema, como a era do cinema mudo, o cinema clássico de Hollywood, o cinema europeu, o cinema asiático, o cinema brasileiro, entre outros. Os estudantes deverão pesquisar sobre os principais filmes, diretores, atores, técnicas e estilos cinematográficos de cada período.Etapa 3 - Criação do jogo
Cada grupo irá criar um jogo de tabuleiro com 51 casas, um dado, pinos e cards de perguntas e ações. As perguntas e ações deverão abordar os principais momentos e personagens do cinema mundial, conforme o período escolhido pelo grupo.Etapa 4 - Teste do jogo
Cada grupo irá testar o seu jogo de tabuleiro com os demais grupos. Os estudantes deverão avaliar o jogo dos outros grupos e dar sugestões de melhorias.Etapa 5 - Apresentação final
Cada grupo irá apresentar o seu jogo de tabuleiro para a turma. Os estudantes deverão explicar as regras do jogo e jogar com a turma.Etapa 6 - Discussão final
Promova uma discussão final sobre a história do cinema e os jogos criados pelos estudantes. Os estudantes deverão refletir sobre o que aprenderam e como a metodologia ativa de gamificação contribuiu para o seu aprendizado.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos estudantes em analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais, gráficas, cenográficas, coreográficas e musicais.
- Estimular a pesquisa e a criatividade dos estudantes na criação de um jogo de tabuleiro.
- Promover a colaboração e a troca de ideias entre os estudantes na criação e avaliação dos jogos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos estudantes na pesquisa e criação do jogo de tabuleiro.
- Qualidade do jogo de tabuleiro criado pelo grupo.
- Clareza e objetividade na apresentação do jogo de tabuleiro.
- Colaboração e respeito entre os estudantes durante a criação e avaliação dos jogos.
- Reflexão crítica dos estudantes sobre o seu aprendizado na aula.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar a metodologia ativa de gamificação.
- Orientar os estudantes na pesquisa e criação do jogo de tabuleiro.
- Promover a colaboração e a troca de ideias entre os estudantes na criação e avaliação dos jogos.
- Avaliar os jogos criados pelos estudantes e dar feedbacks construtivos.
- Estimular a reflexão crítica dos estudantes sobre o seu aprendizado na aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente da pesquisa e criação do jogo de tabuleiro.
- Colaborar e respeitar os demais membros do grupo na criação e avaliação dos jogos.
- Apresentar o jogo de tabuleiro de forma clara e objetiva.
- Avaliar os jogos criados pelos demais grupos e dar sugestões de melhorias.
- Refletir criticamente sobre o seu aprendizado na aula.