Aula sobre Historia Do Cinema

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A história do cinema é um tema muito importante para a compreensão da evolução da arte cinematográfica e sua influência na cultura mundial. O cinema é uma forma de arte que utiliza a linguagem audiovisual para contar histórias e transmitir mensagens, que pode ser encontrada em diversos lugares, como em filmes, séries, documentários, publicidades, entre outros. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a história do cinema e como as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais. A metodologia utilizada será o Modelo de debate crítico (MDC), em que os alunos criarão um template de avaliação por rubrica para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância da história do cinema para a cultura mundial. Convide os alunos a compartilhar suas experiências com o cinema e a importância que ele tem em suas vidas.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas para discutir sobre a história do cinema e como as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo irá pesquisar sobre um período específico da história do cinema e como as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais naquele período. Os alunos deverão buscar informações em livros, revistas, internet, entre outros.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos irão apresentar suas pesquisas e debater sobre a história do cinema e como as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais. Medie o debate e incentive a participação de todos os alunos.

  5. Etapa 5 - Criação do template de avaliação por rubrica

    Os alunos irão criar um template de avaliação por rubrica contendo os critérios _Não desenvolvido_, _Parcialmente_ _d__esenvolvido_ e _Plenamente_ _d__esenvolvido_ para avaliar o tema e seus subtópicos.

  6. Etapa 6 - Apresentação do template

    Cada grupo irá apresentar seu template de avaliação por rubrica e explicar como ele foi criado e como será utilizado na avaliação.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma reflexão sobre a aula e a importância da história do cinema e como as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais. Peça que os alunos compartilhem suas opiniões e aprendizados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre a história do cinema e como as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais.
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações em diferentes fontes.
  • Desenvolver a habilidade de trabalho em grupo e de debate.
  • Incentivar a criação de templates de avaliação por rubrica para avaliar temas e subtópicos.
  • Refletir sobre a importância da história do cinema e como ela influencia a cultura mundial.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate em grupo.
  • Qualidade e relevância das informações pesquisadas.
  • Criação de um template de avaliação por rubrica claro e objetivo.
  • Apresentação clara e objetiva do template de avaliação por rubrica.
  • Reflexão sobre a importância da história do cinema e como ela influencia a cultura mundial.

Ações do professor

  • Mediar o debate e incentivar a participação de todos os alunos.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na criação do template de avaliação por rubrica.
  • Estimular a reflexão sobre a importância da história do cinema e como ela influencia a cultura mundial.
  • Avaliar os alunos conforme os critérios estabelecidos.
  • Fazer uma reflexão sobre a aula e a importância da história do cinema e como as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate em grupo.
  • Realizar uma pesquisa de qualidade e relevante sobre o período específico da história do cinema.
  • Criar um template de avaliação por rubrica claro e objetivo.
  • Apresentar claramente o template de avaliação por rubrica criado.
  • Refletir sobre a importância da história do cinema e como ela influencia a cultura mundial.