Aula sobre Historia Do Cinema
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A história do cinema é um tema muito importante para a compreensão da evolução da arte cinematográfica e sua influência na cultura mundial. O cinema é uma forma de arte que utiliza a linguagem audiovisual para contar histórias e transmitir mensagens, que pode ser encontrada em diversos lugares, como em filmes, séries, documentários, publicidades, entre outros. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a história do cinema e como as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais. A metodologia utilizada será o Modelo de debate crítico (MDC), em que os alunos criarão um template de avaliação por rubrica para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância da história do cinema para a cultura mundial. Convide os alunos a compartilhar suas experiências com o cinema e a importância que ele tem em suas vidas.Etapa 2 - Divisão em grupos
Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas para discutir sobre a história do cinema e como as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais.Etapa 3 - Pesquisa
Cada grupo irá pesquisar sobre um período específico da história do cinema e como as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais naquele período. Os alunos deverão buscar informações em livros, revistas, internet, entre outros.Etapa 4 - Debate
Os grupos irão apresentar suas pesquisas e debater sobre a história do cinema e como as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais. Medie o debate e incentive a participação de todos os alunos.Etapa 5 - Criação do template de avaliação por rubrica
Os alunos irão criar um template de avaliação por rubrica contendo os critérios _Não desenvolvido_, _Parcialmente_ _d__esenvolvido_ e _Plenamente_ _d__esenvolvido_ para avaliar o tema e seus subtópicos.Etapa 6 - Apresentação do template
Cada grupo irá apresentar seu template de avaliação por rubrica e explicar como ele foi criado e como será utilizado na avaliação.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma reflexão sobre a aula e a importância da história do cinema e como as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais. Peça que os alunos compartilhem suas opiniões e aprendizados.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre a história do cinema e como as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais.
- Estimular a pesquisa e a busca por informações em diferentes fontes.
- Desenvolver a habilidade de trabalho em grupo e de debate.
- Incentivar a criação de templates de avaliação por rubrica para avaliar temas e subtópicos.
- Refletir sobre a importância da história do cinema e como ela influencia a cultura mundial.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate em grupo.
- Qualidade e relevância das informações pesquisadas.
- Criação de um template de avaliação por rubrica claro e objetivo.
- Apresentação clara e objetiva do template de avaliação por rubrica.
- Reflexão sobre a importância da história do cinema e como ela influencia a cultura mundial.
Ações do professor
- Mediar o debate e incentivar a participação de todos os alunos.
- Orientar os alunos na pesquisa e na criação do template de avaliação por rubrica.
- Estimular a reflexão sobre a importância da história do cinema e como ela influencia a cultura mundial.
- Avaliar os alunos conforme os critérios estabelecidos.
- Fazer uma reflexão sobre a aula e a importância da história do cinema e como as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais.
Ações do aluno
- Participar ativamente do debate em grupo.
- Realizar uma pesquisa de qualidade e relevante sobre o período específico da história do cinema.
- Criar um template de avaliação por rubrica claro e objetivo.
- Apresentar claramente o template de avaliação por rubrica criado.
- Refletir sobre a importância da história do cinema e como ela influencia a cultura mundial.