Aula sobre Historia Do Cinema
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A história do cinema é um tema fascinante e que pode ser encontrado em diversos aspectos do cotidiano dos estudantes, desde os filmes que assistem até as séries e vídeos que consomem nas redes sociais. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história do cinema e como ele se desenvolveu ao longo dos anos. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes relacionadas ao tema.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e contextualize a importância da história do cinema. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo irá para uma estação.Etapa 2 - Estação 1 - Linha do tempo
Nesta estação, os alunos irão criar uma linha do tempo da história do cinema, destacando os principais marcos e acontecimentos. Eles poderão utilizar materiais como revistas, jornais e livros para pesquisar e montar a linha do tempo.Etapa 3 - Estação 2 - Análise de filmes
Nesta estação, os alunos irão assistir a um trecho de um filme e analisar aspectos como a direção de arte, a fotografia e a trilha sonora. Eles deverão registrar suas observações em um caderno ou folha de papel.Etapa 4 - Estação 3 - Criação de roteiro
Nesta estação, os alunos irão criar um roteiro para um curta-metragem. Eles deverão pensar em um tema, criar personagens e desenvolver uma história. Disponibilize materiais como cartões com palavras-chave para ajudar na criação do roteiro.Etapa 5 - Socialização
Ao final das estações, os grupos irão se reunir e cada grupo irá apresentar o resultado de sua atividade para os demais. Os alunos poderão compartilhar suas linhas do tempo, suas análises de filmes e seus roteiros.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre a importância da história do cinema e como ela influencia a cultura e a sociedade. Os alunos poderão fazer perguntas e comentar sobre o que aprenderam na aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de roteiros.
- Promover a colaboração e a troca de ideias entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade da linha do tempo, análise de filme e roteiro criados pelos alunos.
- Capacidade dos alunos em compartilhar suas ideias e ouvir as ideias dos colegas.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos nas atividades propostas.
- Estimular a participação e a colaboração entre os alunos.
- Fazer perguntas que estimulem a reflexão e o pensamento crítico dos alunos.
- Fazer uma conclusão que sintetize os principais pontos abordados na aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Trabalhar em grupo de forma colaborativa.
- Demonstrar criatividade e imaginação na criação do roteiro.
- Compartilhar suas ideias e ouvir as ideias dos colegas.
- Fazer perguntas e comentários sobre o tema da aula.