Aula sobre Historia Do Cinema

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A história do cinema é um tema fascinante que pode ser trabalhado de forma muito envolvente em sala de aula. O cinema é uma das formas de arte mais populares do mundo e está presente em nosso cotidiano de diversas formas, seja em filmes, séries, publicidade ou até mesmo nas redes sociais. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história do cinema e como ele se desenvolveu ao longo dos anos. A metodologia utilizada será a Sala de aula invertida, em que os alunos criarão um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando a importância do cinema na sociedade. Apresente exemplos de filmes e séries que os alunos conhecem e que fazem parte da cultura popular.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos receberão o mapa conceitual em branco e deverão preencher com a ideia central "História do Cinema" e 8 sub-ideias relacionadas ao tema. Explique como funciona a metodologia e como os alunos devem preencher o mapa.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos terão 40 minutos para pesquisar sobre cada uma das sub-ideias do mapa conceitual. Disponibilize materiais de pesquisa, como livros, artigos e vídeos, para que os alunos possam se aprofundar no tema.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos se reunirão em grupos para discutir as informações que encontraram durante a pesquisa. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões e debater com os demais grupos.

  5. Etapa 5 - Elaboração do mapa conceitual

    Com base nas discussões em grupo, os alunos deverão elaborar o mapa conceitual com duas camadas de profundidade para cada sub-ideia.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias desenvolvidas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula e reforce a importância do cinema na sociedade e na cultura popular.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise de situações em que as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de organização de ideias em um mapa conceitual.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e discussão em grupo.
  • Elaboração do mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias relevantes.
  • Apresentação clara e objetiva do mapa conceitual.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia da Sala de aula invertida.
  • Disponibilizar materiais de pesquisa para os alunos.
  • Estimular a discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre as sub-ideias do mapa conceitual.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Elaborar o mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias relevantes.