História ou Pré-História?
As mulheres fazem o pré-natal antes da criança nascer; os estudantes podem fazer o pré-vestibular, para se preparar para entrar numa universidade. E o que é a "Pré-História"? Houve algum tempo em que não existiu a História? 🤷🏽♀️ Esse é o tema da nossa aula: como acontece a periodização ou divisão da história?
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
O fato que determina o "início" da História é o surgimento da escrita, mas isso acaba deixando de lado algumas populações que possuem uma tradição oral, por exemplo. Sobre a História é certo afirmar que:
Atividade completaA)
Não só reis, políticos e pessoas ricas fazem parte da História: todo ser humano, mesmo que não saiba escrever faz parte da História.B) Faz parte da História só aquilo de que se tem registros escritos. É necessário saber ler e escrever para ser agente da História.
C) A História serve apenas para deixar registrado em livros os fatos importantes do mundo no campo político, econômico, cultural e social.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Aprendizagem Entre Pares:
A aula “História ou Pré-História?” visa desenvolver a habilidade dos alunos em identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Contextualize o tema, apresentando exemplos práticos e didáticos sobre o assunto, como a descoberta de pinturas rupestres, a evolução das ferramentas e a importância da oralidade na transmissão de conhecimentos.Atividade completa4. Rotação por estações:
A aula “História ou Pré-História?” visa desenvolver a habilidade dos alunos em identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema. Através dessa metodologia, os alunos terão a oportunidade de explorar diferentes aspectos da História e da Pré-História de forma mais envolvente e didática.Atividade completa5. Aprendizagem Baseada em Projetos:
A aula “História ou Pré-História?” visa desenvolver a habilidade dos alunos em identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. O diário de bordo será utilizado para desenvolver o tema e seus subtópicos, permitindo que os alunos sejam protagonistas do seu próprio aprendizado.Atividade completa6. Cultura Maker:
Os alunos vão explorar como as sociedades antigas da África, Oriente Médio e Américas registravam sua cultura, usando a cultura material e a tradição oral. Será utilizada a metodologia Cultura Maker, criando um diário de bordo em grupo para registrar nossas descobertas. Para contextualizar, mostre como a história e a pré-história estão presentes em coisas do dia a dia, como transportes, fogo e a roda. É importante entender como as sociedades se desenvolveram ao longo do tempo para entender nosso mundo hoje.Atividade completa7. Sala de Aula Invertida:
A aula “História ou Pré-História?” visa desenvolver a habilidade dos alunos em identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Contextualize o tema, apresentando exemplos práticos e didáticos sobre o assunto, como a descoberta de pinturas rupestres, a evolução das ferramentas e a importância da oralidade na transmissão de conhecimentos.Atividade completa8. Ensino Híbrido:
A aula “História ou Pré-História?” visa desenvolver a habilidade dos alunos em identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Durante a aula, serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a descoberta de pinturas rupestres, a construção de monumentos e a tradição oral de povos indígenas.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: