História ou Pré-História?

As mulheres fazem o pré-natal antes da criança nascer; os estudantes podem fazer o pré-vestibular, para se preparar para entrar numa universidade. E o que é a "Pré-História"? Houve algum tempo em que não existiu a História? 🤷🏽‍♀️ Esse é o tema da nossa aula: como acontece a periodização ou divisão da história?


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    O fato que determina o "início" da História é o surgimento da escrita, mas isso acaba deixando de lado algumas populações que possuem uma tradição oral, por exemplo. Sobre a História é certo afirmar que:

    A) Não só reis, políticos e pessoas ricas fazem parte da História: todo ser humano, mesmo que não saiba escrever faz parte da História.

    B) Faz parte da História só aquilo de que se tem registros escritos. É necessário saber ler e escrever para ser agente da História.

    C) A História serve apenas para deixar registrado em livros os fatos importantes do mundo no campo político, econômico, cultural e social.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Aprendizagem Entre Pares:

    A aula “História ou Pré-História?” visa desenvolver a habilidade dos alunos em identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Contextualize o tema, apresentando exemplos práticos e didáticos sobre o assunto, como a descoberta de pinturas rupestres, a evolução das ferramentas e a importância da oralidade na transmissão de conhecimentos.
    Atividade completa
  4. 4. Rotação por estações:

    A aula “História ou Pré-História?” visa desenvolver a habilidade dos alunos em identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema. Através dessa metodologia, os alunos terão a oportunidade de explorar diferentes aspectos da História e da Pré-História de forma mais envolvente e didática.
    Atividade completa
  5. 5. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    A aula “História ou Pré-História?” visa desenvolver a habilidade dos alunos em identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. O diário de bordo será utilizado para desenvolver o tema e seus subtópicos, permitindo que os alunos sejam protagonistas do seu próprio aprendizado.
    Atividade completa
  6. 6. Cultura Maker:

    Os alunos vão explorar como as sociedades antigas da África, Oriente Médio e Américas registravam sua cultura, usando a cultura material e a tradição oral. Será utilizada a metodologia Cultura Maker, criando um diário de bordo em grupo para registrar nossas descobertas. Para contextualizar, mostre como a história e a pré-história estão presentes em coisas do dia a dia, como transportes, fogo e a roda. É importante entender como as sociedades se desenvolveram ao longo do tempo para entender nosso mundo hoje.
    Atividade completa
  7. 7. Sala de Aula Invertida:

    A aula “História ou Pré-História?” visa desenvolver a habilidade dos alunos em identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Contextualize o tema, apresentando exemplos práticos e didáticos sobre o assunto, como a descoberta de pinturas rupestres, a evolução das ferramentas e a importância da oralidade na transmissão de conhecimentos.
    Atividade completa
  8. 8. Ensino Híbrido:

    A aula “História ou Pré-História?” visa desenvolver a habilidade dos alunos em identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Durante a aula, serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a descoberta de pinturas rupestres, a construção de monumentos e a tradição oral de povos indígenas.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: