Aula sobre Historia Ou Pre Historia

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Os alunos vão explorar como as sociedades antigas da África, Oriente Médio e Américas registravam sua cultura, usando a cultura material e a tradição oral. Será utilizada a metodologia Cultura Maker, criando um diário de bordo em grupo para registrar nossas descobertas. Para contextualizar, mostre como a história e a pré-história estão presentes em coisas do dia a dia, como transportes, fogo e a roda. É importante entender como as sociedades se desenvolveram ao longo do tempo para entender nosso mundo hoje.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique como a metodologia Cultura Maker será utilizada para desenvolver a habilidade dos alunos em identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e terão um tempo para discutir sobre o tema e levantar possíveis problemas que as sociedades antigas enfrentavam.

  3. Etapa 3 - Geração de alternativas

    Os grupos criarão alternativas para os problemas levantados na etapa anterior. Eles devem pensar em soluções criativas e inovadoras.

  4. Etapa 4 - Apresentação das soluções

    Cada grupo apresentará suas soluções para os problemas levantados. Incentive a participação de todos os alunos.

  5. Etapa 5 - Criação do diário de bordo

    Os grupos criarão um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Eles devem registrar as descobertas e aprendizados durante a aula.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo apresentará seu diário de bordo para a turma. Incentive a participação de todos os alunos.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Faça uma reflexão final sobre a aula e incentivará os alunos a pensarem em como podem aplicar o que aprenderam no cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas.
  • Estimular a criatividade e a inovação dos alunos na busca por soluções para problemas.
  • Incentivar a participação e a colaboração dos alunos em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação e colaboração dos alunos em grupo.
  • Criatividade e inovação na busca por soluções para problemas.
  • Registro adequado das descobertas e aprendizados no diário de bordo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia Cultura Maker.
  • Incentivar a participação e a colaboração dos alunos em grupo.
  • Estimular a criatividade e a inovação dos alunos na busca por soluções para problemas.
  • Orientar os alunos na criação do diário de bordo.
  • Fazer uma reflexão final sobre a aula e incentivar os alunos a pensarem em como podem aplicar o que aprenderam no cotidiano.

Ações do aluno

  • Participar e colaborar em grupo.
  • Pensar de forma criativa e inovadora na busca por soluções para problemas.
  • Registrar adequadamente as descobertas e aprendizados no diário de bordo.
  • Apresentar as soluções encontradas para os problemas levantados.
  • Refletir sobre como podem aplicar o que aprenderam no cotidiano.