Aula sobre Historia Ou Pre Historia
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A aula “História ou Pré-História?” visa desenvolver a habilidade dos alunos em identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Contextualize o tema, apresentando exemplos práticos e didáticos sobre o assunto, como a descoberta de pinturas rupestres, a evolução das ferramentas e a importância da oralidade na transmissão de conhecimentos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema “História ou Pré-História?” e contextualize com exemplos práticos e didáticos. Também é possível iniciar com uma pergunta problematizadora como: “Como podemos compreender a vida dos primeiros seres humanos sem registros escritos?”.Etapa 2 - Pesquisa em casa
Disponibilize algum material de pesquisa para os estudantes. Os alunos devem assistir a um vídeo sobre o tema ou ler algum texto em casa.Etapa 3 - Criação de mapa mental
Em sala de aula, os alunos devem criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 4 - Compartilhamento dos mapas
Os alunos devem compartilhar seus mapas conceituais com a turma e discutir as diferenças e semelhanças entre eles.Etapa 5 - Sociedades antigas
Apresente alguns exemplos de sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, destacando aspectos culturais e formas de registro.Etapa 6 - Pesquisa
Os alunos devem pesquisar sobre uma sociedade antiga e apresentar um trabalho sobre ela, destacando aspectos culturais e formas de registro.Etapa 7 - Feedback
Os alunos devem realizar uma avaliação da aula e da metodologia utilizada, identificando tanto os pontos positivos quanto os negativos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas.
- Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos na criação do mapa conceitual.
- Promover a pesquisa e a apresentação de trabalhos sobre sociedades antigas.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar a aula e a metodologia utilizada.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
- Qualidade da pesquisa e apresentação sobre a sociedade antiga escolhida.
- Avaliação crítica da aula e da metodologia utilizada.
Ações do professor
- Contextualizar o tema com exemplos práticos e didáticos.
- Apresentar um vídeo sobre o tema e propor perguntas para os alunos responderem.
- Apresentar exemplos de sociedades antigas e destacar aspectos culturais e formas de registro.
- Avaliar a participação dos alunos nas atividades propostas.
- Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos na criação do mapa conceitual.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo sobre o tema e responder às perguntas propostas.
- Criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
- Compartilhar o mapa conceitual com a turma e discutir as diferenças e semelhanças entre eles.
- Pesquisar sobre uma sociedade antiga e apresentar um trabalho sobre ela, destacando aspectos culturais e formas de registro.
- Avaliar a aula e a metodologia utilizada, destacando pontos positivos e negativos.