Aula sobre Historia Ou Pre Historia

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A aula “História ou Pré-História?” visa desenvolver a habilidade dos alunos em identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Contextualize o tema, apresentando exemplos práticos e didáticos sobre o assunto, como a descoberta de pinturas rupestres, a evolução das ferramentas e a importância da oralidade na transmissão de conhecimentos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema “História ou Pré-História?” e contextualize com exemplos práticos e didáticos. Também é possível iniciar com uma pergunta problematizadora como: “Como podemos compreender a vida dos primeiros seres humanos sem registros escritos?”.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em casa

    Disponibilize algum material de pesquisa para os estudantes. Os alunos devem assistir a um vídeo sobre o tema ou ler algum texto em casa.

  3. Etapa 3 - Criação de mapa mental

    Em sala de aula, os alunos devem criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Compartilhamento dos mapas

    Os alunos devem compartilhar seus mapas conceituais com a turma e discutir as diferenças e semelhanças entre eles.

  5. Etapa 5 - Sociedades antigas

    Apresente alguns exemplos de sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, destacando aspectos culturais e formas de registro.

  6. Etapa 6 - Pesquisa

    Os alunos devem pesquisar sobre uma sociedade antiga e apresentar um trabalho sobre ela, destacando aspectos culturais e formas de registro.

  7. Etapa 7 - Feedback

    Os alunos devem realizar uma avaliação da aula e da metodologia utilizada, identificando tanto os pontos positivos quanto os negativos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas.
  • Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Promover a pesquisa e a apresentação de trabalhos sobre sociedades antigas.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar a aula e a metodologia utilizada.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Qualidade da pesquisa e apresentação sobre a sociedade antiga escolhida.
  • Avaliação crítica da aula e da metodologia utilizada.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema com exemplos práticos e didáticos.
  • Apresentar um vídeo sobre o tema e propor perguntas para os alunos responderem.
  • Apresentar exemplos de sociedades antigas e destacar aspectos culturais e formas de registro.
  • Avaliar a participação dos alunos nas atividades propostas.
  • Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos na criação do mapa conceitual.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo sobre o tema e responder às perguntas propostas.
  • Criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
  • Compartilhar o mapa conceitual com a turma e discutir as diferenças e semelhanças entre eles.
  • Pesquisar sobre uma sociedade antiga e apresentar um trabalho sobre ela, destacando aspectos culturais e formas de registro.
  • Avaliar a aula e a metodologia utilizada, destacando pontos positivos e negativos.