Histórias em quadrinhos

Você gosta de ler histórias em quadrinhos? Essa aula de Português é sobre elas, vem aprender mais!


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    As histórias em quadrinhos usam um recurso chamado onomatopeia. Selecione a alternativa que explica este recurso:

    A) Onomatopeia é o balão onde se escreve a fala dos personagens, que pode ser tracejado, em nuvem ou linha contínua.

    B) Onomatopeias são palavras usadas pra tentar reproduzir um som, como o de um estouro, por exemplo.

    C) Onomatopeia é um tipo de história sem balões de fala.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    A atividade de hoje é super divertida, pois vou te mostrar como transformar sua família, seus amigos e até você mesmo em personagem de história em quadrinhos 🤙. Veja o passo a passo no arquivo PDF.

    Atividade completa
  3. 3. Aprendizagem Entre Pares:

    As histórias em quadrinhos têm uma grande importância na cultura pop e na literatura. Muitos dos personagens famosos da cultura popular, como Batman, Superman e Homem-Aranha, foram criados em histórias em quadrinhos. Além disso, as HQs são uma forma de arte que envolvem texto e imagens, e são capazes de transmitir uma mensagem de maneira visual e dinâmica. Nesta atividade, os alunos serão incentivados a criar um mapa conceitual sobre o tema, utilizando a metodologia ativa aprendizagem entre pares. O objetivo é desenvolver a habilidade de analisar as referências explícitas ou implícitas a outros textos, quanto aos temas, personagens e recursos literários e semióticos.
    Atividade completa
  4. 4. Design Thinking:

    As histórias em quadrinhos são um tipo de narrativa visual que combina imagens e textos em sequência. Elas são muito populares entre os jovens e adultos e podem ser encontradas em jornais, revistas, livros e na internet. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre as diferentes técnicas usadas pelos quadrinistas para contar histórias e como eles podem criar suas próprias histórias em quadrinhos usando a metodologia Design Thinking.
    Atividade completa
  5. 5. Sala de Aula Invertida:

    As histórias em quadrinhos são uma forma de arte que combina texto e imagens em sequência para contar uma história. Elas são encontradas em jornais, revistas e livros, e muitas vezes são inspiração para filmes e séries. Nesta atividade, os alunos serão desafiados a criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos: Que bom, Que pena, Que tal, para avaliar o seu próprio aprendizado sobre o tema. A metodologia utilizada será a sala de aula invertida, em que os alunos terão acesso prévio a materiais digitais para se prepararem para a aula presencial.
    Atividade completa
  6. 6. Rotação por estações:

    As histórias em quadrinhos são uma forma de arte muito popular e presente no dia a dia dos estudantes, seja em revistas, livros, filmes, séries ou jogos. Elas combinam texto e imagem para contar uma história de forma dinâmica e visualmente atraente. Nesta atividade, os alunos terão a oportunidade de analisar e criar suas próprias histórias em quadrinhos, utilizando elementos da linguagem visual e literária. A metodologia ativa Rotação por estações será utilizada para que os alunos possam explorar o tema de forma mais participativa e colaborativa.
    Atividade completa
  7. 7. Design Sprint:

    As histórias em quadrinhos são uma forma de arte que combina imagens e texto para contar uma história. Elas têm sido uma parte importante da cultura pop por muitas décadas e são apreciadas por pessoas de todas as idades. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre o que torna uma história em quadrinhos boa, como elas são criadas, e como elas podem ser usadas para transmitir mensagens importantes.
    Atividade completa
  8. 8. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    As histórias em quadrinhos são uma forma de arte muito popular entre jovens e adultos. Elas contam histórias mediante desenhos e textos, muitas vezes sendo utilizadas como forma de entretenimento, mas também podendo ser uma forma de expressão artística e literária. Nesta atividade, os alunos irão desenvolver um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Com isso, eles irão analisar e compreender como as histórias em quadrinhos são construídas e como a arte pode ser avaliada.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: