Aula sobre Historias Em Quadrinhos

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


As histórias em quadrinhos têm uma grande importância na cultura pop e na literatura. Muitos dos personagens famosos da cultura popular, como Batman, Superman e Homem-Aranha, foram criados em histórias em quadrinhos. Além disso, as HQs são uma forma de arte que envolvem texto e imagens, e são capazes de transmitir uma mensagem de maneira visual e dinâmica. Nesta atividade, os alunos serão incentivados a criar um mapa conceitual sobre o tema, utilizando a metodologia ativa aprendizagem entre pares. O objetivo é desenvolver a habilidade de analisar as referências explícitas ou implícitas a outros textos, quanto aos temas, personagens e recursos literários e semióticos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a atividade explicando o que são histórias em quadrinhos, sua importância na cultura pop e como elas podem ser analisadas como uma forma de arte. Em seguida, apresente a metodologia ativa aprendizagem entre pares e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Divisão em duplas

    Divida os alunos em duplas e apresente a eles algumas referências de histórias em quadrinhos. Eles devem fazer a leitura do material e analisar o enredo, personagens e conflitos.

  3. Etapa 3 - Criação da ideia central

    Cada dupla deve escolher uma ideia central sobre a história em quadrinho lida e escrevê-la em um post-it. Oriente os alunos sobre como selecionar a ideia central de uma história.

  4. Etapa 4 - Criação das sub-ideias

    Cada dupla deve criar oito sub-ideias relacionadas à ideia central escolhida. Essas sub-ideias devem ser escritas em post-its menores e coladas ao redor da ideia central. Oriente os alunos a pensarem em personagens, enredos e elementos visuais da história lida.

  5. Etapa 5 - Profundidade das ideias

    Cada dupla deve escolher duas sub-ideias e criar dois novos post-its para cada uma delas, com informações mais detalhadas e específicas. Oriente os alunos a pensarem em detalhes dos personagens e enredo, além de recursos literários e semióticos utilizados nna história lida.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada dupla deve apresentar seu mapa conceitual para a turma. Incentive a discussão sobre as ideias apresentadas pelos alunos e a conexão entre elas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a atividade ressaltando a importância da análise das referências explícitas ou implícitas em textos, quanto aos temas, personagens e recursos literários e semióticos e como isso pode ser aplicado em outras formas de arte.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise de referências explícitas ou implícitas a outros textos, quanto aos temas, personagens e recursos literários e semióticos;
  • Incentivar a criatividade e o trabalho em equipe;
  • Promover a reflexão sobre a importância da arte na cultura.

Critérios de avaliação

  • Qualidade das ideias apresentadas no mapa conceitual;
  • Coerência entre a ideia central e as sub-ideias;
  • Profundidade das informações apresentadas nas sub-ideias;
  • Participação e colaboração em grupo;
  • Apresentação clara e objetiva do mapa conceitual.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia aprendizagem entre pares;
  • Orientar os alunos na definição das ideias centrais e sub-ideias;
  • Incentivar a discussão e colaboração entre os alunos;
  • Estimular a reflexão sobre a importância da arte na cultura;
  • Avaliar os mapas conceituais apresentados pelos alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe;
  • Pensar criativamente na definição das ideias centrais e sub-ideias;
  • Participar ativamente das discussões em grupo;
  • Criar mapas conceituais claros e objetivos.
  • Refletir sobre a importância da arte na cultura.