Aula sobre Historias Em Quadrinhos
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
As histórias em quadrinhos são uma forma de arte que combina imagens e texto para contar uma história. Elas têm sido uma parte importante da cultura pop por muitas décadas e são apreciadas por pessoas de todas as idades. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre o que torna uma história em quadrinhos boa, como elas são criadas, e como elas podem ser usadas para transmitir mensagens importantes.
Etapa 1 - Entender
Comece a atividade apresentando alguns exemplos de histórias em quadrinhos e peça que os alunos identifiquem os elementos que tornam uma história em quadrinhos boa, tais como personagens interessantes, enredo envolvente, diálogos bem escritos e ilustrações expressivas.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos devem ser divididos em grupos e cada grupo deve criar um esboço de uma história em quadrinhos com um tema específico. Forneça alguns temas possíveis, como super-heróis, ficção científica, fantasia, etc.Etapa 3 - Decidir
Os grupos devem apresentar seus esboços para a turma e todos devem votar na história em quadrinhos que eles acham mais interessante. A história vencedora será usada como base para o resto da aula.Etapa 4 - Prototipar
Cada grupo deve criar uma página de sua história em quadrinhos usando papel e lápis. Eles devem se concentrar em criar personagens interessantes e ilustrações expressivas.Etapa 5 - Testar
Os grupos devem apresentar suas páginas para a turma e discutir o que eles gostaram e o que poderia ser melhorado. Lidere uma discussão sobre como as histórias em quadrinhos podem ser usadas para transmitir mensagens importantes e como os alunos podem aplicar essa técnica em outros projetos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar recursos literários e semióticos presentes nas histórias em quadrinhos;
- Estimular a criatividade e a colaboração em grupo;
- Incentivar a comunicação e a expressão artística dos alunos.
Critérios de avaliação
- Uso adequado dos elementos que tornam uma história em quadrinhos boa;
- Criatividade na construção de personagens e enredo;
- Qualidade das ilustrações e diálogos;
- Participação ativa e colaboração em grupo;
- Mensagem clara e significativa transmitida pela história em quadrinhos.
Ações do professor
- Apresentar exemplos de histórias em quadrinhos e discutir os elementos que tornam uma história em quadrinhos boa;
- Guiar os alunos em cada etapa do processo de criação de uma história em quadrinhos;
- Fornecer feedback construtivo aos grupos;
- Incentivar a comunicação e a colaboração em grupo;
- Facilitar uma discussão sobre como as histórias em quadrinhos podem ser usadas para transmitir mensagens importantes.
Ações do aluno
- Identificar os elementos que tornam uma história em quadrinhos boa;
- Colaborar em grupo para criar uma história em quadrinhos;
- Criar personagens interessantes e ilustrações expressivas;
- Apresentar sua história em quadrinhos à turma e discutir o que pode ser melhorado;
- Discutir como as histórias em quadrinhos podem ser usadas para transmitir mensagens importantes.