Aula sobre Historias Em Quadrinhos

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


As histórias em quadrinhos são um tipo de narrativa visual que combina imagens e textos em sequência. Elas são muito populares entre os jovens e adultos e podem ser encontradas em jornais, revistas, livros e na internet. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre as diferentes técnicas usadas pelos quadrinistas para contar histórias e como eles podem criar suas próprias histórias em quadrinhos usando a metodologia Design Thinking.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a atividade apresentando o tema e mostrando alguns exemplos de histórias em quadrinhos. Você pode usar imagens impressas, projetar imagens na lousa, ou em um telão. Em seguida, explique como a metodologia Design Thinking será usada para criar uma história em quadrinhos.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos serão divididos em grupos de quatro ou cinco e cada grupo receberá uma folha para desenvolver um mapa de empatia sobre um personagem de história em quadrinhos que eles deverão criar do zero. O mapa de empatia deve conter os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Forneça exemplos de como preencher cada campo e ajudar os alunos com dúvidas.

  3. Etapa 3 - Definição do roteiro

    Cada grupo deve usar o mapa de empatia para definir o roteiro de sua história em quadrinhos. Eles devem pensar em uma história que seja interessante e relevante para o personagem criado. Circule pela sala para ajudar os grupos e tirar dúvidas.

  4. Etapa 4 - Criação dos quadrinhos

    Com o roteiro definido, os grupos devem começar a criar seus quadrinhos. Eles podem usar papel sulfite e lápis ou canetas, ou programas de edição de imagens. Incentive a criatividade e ajude os grupos com dúvidas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos quadrinhos

    Cada grupo deve apresentar seu quadrinho para a turma. Incentive os alunos a explicar como usaram o mapa de empatia para criar a história e quais técnicas de quadrinhos usaram.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, conduza uma discussão em grupo sobre as diferentes histórias em quadrinhos criadas pelos grupos. Pergunte aos alunos o que aprenderam sobre a criação de histórias em quadrinhos e como a metodologia Design Thinking ajudou no processo.

  7. Etapa 7 - Reflexão individual

    Cada aluno deve escrever em um pedaço de papel o que aprendeu sobre histórias em quadrinhos e a metodologia Design Thinking.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar referências explícitas ou implícitas a outros textos, quanto aos temas, personagens e recursos literários e semióticos;
  • Estimular a criatividade e a colaboração em equipe;
  • Introduzir a metodologia Design Thinking para a criação de histórias em quadrinhos.

Critérios de avaliação

  • Uso adequado da metodologia Design Thinking;
  • Coerência entre o mapa de empatia e o roteiro da história em quadrinhos;
  • Criatividade e originalidade na criação dos quadrinhos;
  • Clareza na apresentação dos quadrinhos;
  • Participação na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema da aula e a metodologia Design Thinking;
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre histórias em quadrinhos;
  • Circular pela sala para ajudar os grupos com dúvidas;
  • Incentivar a criatividade e a colaboração em equipe;
  • Conduzir a discussão em grupo e estimular a reflexão individual.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas;
  • Usar o mapa de empatia para criar um roteiro de história em quadrinhos;
  • Criar quadrinhos criativos e originais;
  • Participar da discussão em grupo e refletir sobre o que aprendeu na aula.