Aula sobre Historias Em Quadrinhos
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula apresentando alguns exemplos de histórias em quadrinhos e explicando como elas funcionam como forma de arte e literatura. Abra um espaço para que os alunos possam compartilhar suas experiências com HQs e para que perguntas sejam feitas para avaliar o conhecimento prévio dos alunos.Etapa 2 - Rotação por estações
Estação 1 - Análise de histórias em quadrinhosOs alunos serão divididos em grupos e a primeira estação será responsável por analisar uma história em quadrinhos previamente selecionada pelo professor. Eles devem observar elementos como enredo, personagens, diálogos, balões, onomatopeias e outras características que compõem a linguagem das HQs. Os alunos podem registrar suas observações em um painel ou em um caderno de atividades.
Estação 2 - Criação de personagens
Na segunda estação, os alunos serão desafiados a criar seus próprios personagens de HQs. Eles devem pensar em características físicas, personalidade, habilidades e fraquezas. Forneça alguns modelos de personagens para inspiração, como super-heróis, vilões, anti-heróis, animais antropomórficos ou personagens históricos. Os alunos podem desenhar seus personagens em um caderno ou em folhas de papel sulfite.
Estação 3 - Criação de roteiros
Na terceira estação, os alunos devem criar um roteiro para uma história em quadrinhos, utilizando os personagens criados na estação anterior. Eles devem pensar em um conflito, uma trama interessante e um desfecho surpreendente. Forneça algumas dicas para ajudá-los a estruturar a história, como o arco dramático, a jornada do herói ou o clímax da história. Os alunos podem registrar o roteiro em um caderno ou em folhas de papel sulfite.
Etapa 3 - Apresentação dos resultados
Ao final da atividade, cada grupo deve apresentar o que foi produzido nas estações. A estação 1 pode apresentar suas análises em um painel, a estação 2 pode mostrar seus desenhos e a estação 3 pode ler seus roteiros em voz alta. Incentive a participação de todos os alunos e fazer comentários sobre os pontos fortes e fracos de cada trabalho.Etapa 4 - Discussão final
Para finalizar a aula, o professor deve fazer uma discussão com os alunos sobre o processo de criação de histórias em quadrinhos. Ele pode perguntar sobre as dificuldades encontradas, as soluções criativas, as descobertas feitas e as possibilidades futuras. Os alunos devem ser incentivados a continuar explorando o tema em casa, lendo HQs, criando seus próprios personagens e roteiros.
Intencionalidades pedagógicas
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos;
- Desenvolver a habilidade de análise de textos literários e semióticos;
- Estimular a colaboração e a participação dos alunos em atividades em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas;
- Observação da habilidade de análise de elementos textuais e visuais das HQs;
- Observação da criatividade e originalidade na criação de personagens e roteiros.
Ações do professor
- Selecionar as histórias em quadrinhos para análise e os modelos de personagens para inspiração;
- Orientar os alunos nas atividades propostas e tirar dúvidas;
- Estimular a participação ativa e a colaboração dos alunos.
Ações do aluno
- Analisar elementos textuais e visuais das HQs;
- Criar personagens e roteiros originais;
- Participar ativamente das atividades propostas em grupo.