Aula sobre Historias Em Quadrinhos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


As histórias em quadrinhos são uma forma de arte que combina texto e imagens em sequência para contar uma história. Elas são encontradas em jornais, revistas e livros, e muitas vezes são inspiração para filmes e séries. Nesta atividade, os alunos serão desafiados a criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos: Que bom, Que pena, Que tal, para avaliar o seu próprio aprendizado sobre o tema. A metodologia utilizada será a sala de aula invertida, em que os alunos terão acesso prévio a materiais digitais para se prepararem para a aula presencial.

  1. Etapa 1 - Sala de Aula Invertida

    Forneça aos alunos previamente uma breve explicação sobre os elementos essenciais de uma história em quadrinhos, como painéis, balões de fala, onomatopeias, personagens, cenários, entre outros. Peça que os alunos leiam e façam registros no caderno sobre o que acharem mais interessante.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Peça que os alunos falem sobre a pesquisa prévia que fizeram. Convide alguns deles para apresentar suas anotações no caderno. Depois, apresente uma breve introdução sobre as histórias em quadrinhos, explicando como elas funcionam e a importância delas como forma de expressão artística.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos templates

    Os alunos irão apresentar seus templates de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, para avaliar o seu próprio aprendizado sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Análise de exemplos

    Apresente exemplos práticos de histórias em quadrinhos, como a Turma da Mônica e Superman, para que os alunos possam analisar e identificar elementos importantes das histórias.

  5. Etapa 5 - Criação de história em quadrinhos

    Os alunos irão criar uma história em quadrinhos em grupos, utilizando os elementos aprendidos na aula. Dê dicas e sugestões para ajudar os alunos na criação.

  6. Etapa 6 - Apresentação das histórias em quadrinhos

    Os grupos irão apresentar suas histórias em quadrinhos para a turma, e os outros alunos poderão avaliar utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando a importância das histórias em quadrinhos como forma de expressão artística.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de analisar referências explícitas ou implícitas em textos literários e outras manifestações artísticas;
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de histórias em quadrinhos;
  • Desenvolver habilidades de trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada dos elementos aprendidos na criação da história em quadrinhos;
  • Participação ativa na criação da história em quadrinhos em grupo;
  • Uso correto do template de Dinâmica dos 3 Qs na avaliação das histórias em quadrinhos.

Ações do professor

  • Apresentar uma introdução clara e objetiva sobre o tema;
  • Selecionar os melhores templates para discussão em sala de aula;
  • Dar dicas e sugestões para ajudar os alunos na criação de suas histórias em quadrinhos.

Ações do aluno

  • Acessar e estudar os materiais digitais disponibilizados para a aula;
  • Participar ativamente na criação da história em quadrinhos em grupo;
  • Avaliar corretamente as histórias em quadrinhos utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.