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Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Os alunos irão aprender sobre o tema “Home page” e sua estrutura, com foco nos hiperlinks presentes nos textos noticiosos publicados na web. A ideia é que os estudantes analisem a estrutura dos hiperlinks, entendendo como eles funcionam e vislumbrando possibilidades de escrita hipertextual. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em três grupos, cada um responsável por uma atividade relacionada ao tema. Essa metodologia permite que os estudantes tenham mais autonomia e trabalhem em grupos menores, favorecendo a aprendizagem colaborativa.

  1. Etapa 1 -

    Inicie a aula explicando aos alunos o tema e seu objetivo. Em seguida, divida a turma em três grupos e apresente as estações que serão trabalhadas. Apresente a eles exemplos práticos de como as home pages são usadas no dia a dia dos alunos, como pesquisas escolares, sites de notícias, blogs, entre outros.

  2. Etapa 2 -

    Os alunos do primeiro grupo irão analisar a estrutura dos hiperlinks presentes em textos noticiosos na web. Para isso, apresente alguns exemplos de textos e peça para os estudantes identificarem os hiperlinks, explicando como eles funcionam.

  3. Etapa 3 -

    Os alunos do segundo grupo irão criar uma home page fictícia. Para isso, apresente um modelo de home page e peça para os estudantes criarem uma página semelhante, utilizando imagens, textos e hiperlinks.

  4. Etapa 4 -

    Os alunos do terceiro grupo irão analisar a escrita hipertextual em textos noticiosos na web. Para isso, mostre alguns exemplos de textos e peça para os estudantes identificarem como os hiperlinks foram utilizados para complementar as informações do texto.

  5. Etapa 5 -

    Os grupos trocam de estação, de forma que todos os alunos realizem as três atividades propostas.

  6. Etapa 6 -

    Na última etapa, faça uma roda de conversa com a turma para discutir as atividades realizadas e reforçar os conceitos aprendidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica dos hiperlinks em textos noticiosos publicados na web.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de criação de uma home page.
  • Favorecer o trabalho em grupo e a aprendizagem colaborativa.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos hiperlinks presentes em textos noticiosos.
  • Criação de uma home page com informações relevantes e uso adequado de hiperlinks.
  • Análise crítica do uso de hiperlinks em textos noticiosos.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos do tema.
  • Dividir a turma em grupos e explicar as estações.
  • Estimular a participação dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Identificar os hiperlinks em textos noticiosos.
  • Criar uma home page com informações relevantes e uso adequado de hiperlinks.
  • Analisar criticamente o uso de hiperlinks em textos noticiosos.