Aula sobre Home Page

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Abordaremos o tema “Home page” e analisaremos a estrutura e funcionamento dos hiperlinks em textos noticiosos publicados na Web. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. Para contextualizar o tema, podemos apresentar exemplos de home pages de sites conhecidos, como o Google, Facebook, Instagram, entre outros. Além disso, podemos destacar a importância das home pages na organização e apresentação de informações para os usuários.

  1. Etapa 1 -

    Apresente aos alunos o tema "Home page" e explique a importância da análise da estrutura e funcionamento dos hiperlinks em textos noticiosos publicados na Web.

  2. Etapa 2 -

    Os alunos irão pesquisar sobre o tema em fontes confiáveis e selecionar exemplos de home pages de sites conhecidos.

  3. Etapa 3 -

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, “Que pena”, “Que tal”, para avaliar a atividade.

  4. Etapa 4 -

    Os alunos irão criar uma home page fictícia utilizando as informações pesquisadas e os exemplos selecionados.

  5. Etapa 5 -

    Os alunos irão compartilhar suas home pages em sala de aula e avaliar as produções dos colegas utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.

  6. Etapa 6 -

    Medie uma discussão em grupo sobre as características das home pages e a importância dos hiperlinks na organização e apresentação de informações na Web.

  7. Etapa 7 -

    Os alunos serão orientados a aplicar as habilidades desenvolvidas na atividade em outras pesquisas e trabalhos escolares.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise da estrutura e funcionamento dos hiperlinks em textos noticiosos publicados na Web.
  • Estimular a criatividade e a produção de conteúdo na Web.
  • Promover a colaboração e a avaliação mútua entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta dos conceitos de home page e hiperlink.
  • Criatividade e originalidade na criação da home page fictícia.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Uso adequado do template de Dinâmica dos 3 Qs na avaliação das produções dos colegas.
  • Aplicação das habilidades desenvolvidas em outras atividades escolares.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância da análise da estrutura e funcionamento dos hiperlinks em textos noticiosos publicados na Web.
  • Orientar os alunos na pesquisa e seleção de exemplos de home pages.
  • Mediar a discussão em grupo sobre as características das home pages e a importância dos hiperlinks na organização e apresentação de informações na Web.
  • Avaliar as produções dos alunos utilizando os critérios estabelecidos.
  • Estimular os alunos a aplicar as habilidades desenvolvidas em outras atividades escolares.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa sobre o tema em fontes confiáveis.
  • Selecionar exemplos de home pages de sites conhecidos.
  • Criar uma home page fictícia utilizando as informações pesquisadas e os exemplos selecionados.
  • Avaliar as produções dos colegas utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Aplicar as habilidades desenvolvidas em outras atividades escolares.