Aula sobre Homonimos E Paronimos

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Homônimos e parônimos são palavras que têm pronúncia ou grafia semelhantes, mas possuem significados diferentes. Por exemplo, "mas" e "mais", "sela" e "cela", "concerto" e "conserto". É importante que os estudantes saibam identificar essas palavras, pois isso ajuda a evitar erros de compreensão e de escrita. Neste material, vamos trabalhar com a Aprendizagem Entre Pares, e os alunos poderão aprender de forma colaborativa e desenvolver habilidades de comunicação e argumentação.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e dê exemplos práticos para os estudantes. Em seguida, divida a turma em grupos de quatro alunos.

  2. Etapa 2 - Criação do template de avaliação

    Cada grupo deverá criar um template de avaliação por pares contendo os critérios de avaliação “organização do grupo”, “construção dos argumentos”, “apresentação e comunicação” e “desempenho geral”. Os alunos devem preencher esses critérios com uma nota numa escala de 1 a 5.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Cada grupo deverá pesquisar exemplos de homônimos e parônimos e discutir entre si para escolher os melhores exemplos para apresentar à turma. Eles podem usar a internet e dicionários, se for necessário.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos exemplos

    Cada grupo deverá apresentar seus exemplos para a turma. Os demais grupos deverão avaliar a apresentação preenchendo o template de avaliação criado na Etapa 2.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Cada grupo deverá discutir a avaliação recebida e as sugestões de melhoria apresentadas pelos demais grupos. Eles devem pensar em estratégias para melhorar seu desempenho nas próximas atividades.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Encerre a aula com uma breve apresentação dos resultados obtidos pelos grupos e dê um feedback geral sobre o desempenho dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de comunicação e argumentação.
  • Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.
  • Incentivar a pesquisa e a busca por informações em diferentes fontes.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.
  • Cooperação.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os exemplos práticos de forma clara e objetiva.
  • Dividir a turma em grupos e orientá-los na realização da atividade.
  • Estimular a participação de todos os alunos e mediar as discussões em grupo.
  • Dar feedbacks construtivos sobre o desempenho dos alunos.
  • Encerrar a aula destacando os pontos positivos e as oportunidades de melhoria dos grupos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo.
  • Realizar a pesquisa e a apresentação.
  • Utilizar os recursos disponíveis para criar uma apresentação clara e objetiva.
  • Avaliar o desempenho dos colegas de forma justa e objetiva.
  • Refletir sobre o próprio desempenho e buscar melhorias para a próxima atividade.