Aula sobre Homonimos E Paronimos
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Homônimos e parônimos são palavras que têm pronúncia ou grafia semelhantes, mas possuem significados diferentes. Por exemplo, "mas" e "mais", "sela" e "cela", "concerto" e "conserto". É importante que os estudantes saibam identificar essas palavras, pois isso ajuda a evitar erros de compreensão e de escrita. Neste material, vamos trabalhar com a Aprendizagem Entre Pares, e os alunos poderão aprender de forma colaborativa e desenvolver habilidades de comunicação e argumentação.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e dê exemplos práticos para os estudantes. Em seguida, divida a turma em grupos de quatro alunos.Etapa 2 - Criação do template de avaliação
Cada grupo deverá criar um template de avaliação por pares contendo os critérios de avaliação “organização do grupo”, “construção dos argumentos”, “apresentação e comunicação” e “desempenho geral”. Os alunos devem preencher esses critérios com uma nota numa escala de 1 a 5.Etapa 3 - Pesquisa em grupo
Cada grupo deverá pesquisar exemplos de homônimos e parônimos e discutir entre si para escolher os melhores exemplos para apresentar à turma. Eles podem usar a internet e dicionários, se for necessário.Etapa 4 - Apresentação dos exemplos
Cada grupo deverá apresentar seus exemplos para a turma. Os demais grupos deverão avaliar a apresentação preenchendo o template de avaliação criado na Etapa 2.Etapa 5 - Discussão em grupo
Cada grupo deverá discutir a avaliação recebida e as sugestões de melhoria apresentadas pelos demais grupos. Eles devem pensar em estratégias para melhorar seu desempenho nas próximas atividades.Etapa 6 - Conclusão
Encerre a aula com uma breve apresentação dos resultados obtidos pelos grupos e dê um feedback geral sobre o desempenho dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de comunicação e argumentação.
- Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.
- Incentivar a pesquisa e a busca por informações em diferentes fontes.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral.
- Cooperação.
Ações do professor
- Apresentar o tema e os exemplos práticos de forma clara e objetiva.
- Dividir a turma em grupos e orientá-los na realização da atividade.
- Estimular a participação de todos os alunos e mediar as discussões em grupo.
- Dar feedbacks construtivos sobre o desempenho dos alunos.
- Encerrar a aula destacando os pontos positivos e as oportunidades de melhoria dos grupos.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo.
- Realizar a pesquisa e a apresentação.
- Utilizar os recursos disponíveis para criar uma apresentação clara e objetiva.
- Avaliar o desempenho dos colegas de forma justa e objetiva.
- Refletir sobre o próprio desempenho e buscar melhorias para a próxima atividade.