Aula sobre Homonimos E Paronimos

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Homônimos e parônimos são palavras que possuem pronúncia ou grafia parecida, mas seus significados são diferentes. Essas palavras são muito comuns na língua portuguesa e, muitas vezes, podem gerar dúvidas e até mesmo confusões na hora de escrever ou falar. Por isso, é importante que os alunos aprendam a diferença entre elas. Neste material, trabalharemos a Cultura Maker, e os alunos criarão um fanzine para explorar o tema de forma criativa.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique o que são homônimos e parônimos dando exemplos para os alunos. Promova uma discussão em sala de aula sobre a importância de conhecer a diferença entre elas.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de três ou quatro pessoas.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo receberá uma lista de homônimos e parônimos para pesquisar e entender a diferença entre eles. Eles poderão usar livros didáticos, dicionários e a internet para fazer a pesquisa.

  4. Etapa 4 - Criação do fanzine

    Cada grupo receberá uma folha de papel A4 dividida em oito partes. Eles deverão criar um fanzine com o tema "Homônimos e parônimos" utilizando imagens, desenhos e textos explicativos. O fanzine deverá conter pelo menos cinco exemplos de homônimos e parônimos.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Cada grupo apresentará seu fanzine para a turma, explicando os exemplos escolhidos e a diferença entre eles.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após a apresentação dos fanzines, será feita uma discussão em grupo sobre o que foi aprendido e a importância de conhecer a diferença entre homônimos e parônimos.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um resumo da aula e reforce a importância de prestar atenção na hora de escrever e falar palavras que possuem pronúncia ou grafia parecida, mas significados diferentes.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em conhecer a diferença entre homônimos e parônimos.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação do fanzine.
  • Promover a socialização e a troca de conhecimentos entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e organização de informações.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos homônimos e parônimos no fanzine.
  • Criatividade e originalidade na criação do fanzine.
  • Clareza e objetividade na explicação dos exemplos escolhidos.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Organização e apresentação do fanzine.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a diferença entre homônimos e parônimos.
  • Orientar os alunos na criação do fanzine.
  • Estimular a participação de todos os alunos nas atividades propostas.
  • Fazer perguntas para provocar a reflexão dos alunos sobre o tema.
  • Avaliar os fanzines e dar feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Fazer a pesquisa com atenção e organização.
  • Ser criativo na criação do fanzine.
  • Apresentar o fanzine de forma clara e objetiva.
  • Participar da discussão em grupo e da troca de conhecimentos.