Aula sobre Homonimos E Paronimos

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Homônimos e parônimos são palavras que possuem grafia e/ou pronúncia similares, mas possuem significados diferentes. É muito comum que os alunos tenham dificuldades de compreender a diferença entre essas palavras, o que pode gerar erros de interpretação e escrita. Para tornar a aula mais didática e envolvente, utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint. Os alunos aprenderão a identificar e diferenciar as palavras homônimas e parônimas, além de compreenderem como elas podem ser aplicadas no cotidiano.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece a aula explicando o conceito de homônimos e parônimos e apresente alguns exemplos (homônimos: cinto e sinto, noz e nós, sábia e sabia, manga; parônimos: descrição e discrição, tráfego e tráfico). Peça aos alunos que compartilhem suas próprias experiências com essas palavras.

  2. Etapa 2 - Entender

    Divida os alunos em grupos de quatro ou cinco pessoas e peça para que eles discutam os exemplos que foram apresentados na introdução. Eles devem identificar as palavras homônimas e parônimas e anotar suas diferenças.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Cada grupo deve escolher uma palavra homônima ou parônima e criar um esboço de uma situação em que essas palavras possam ser utilizadas. Eles devem criar um roteiro, desenhar um storyboard ou usar outras formas criativas para mostrar como essas palavras podem ser aplicadas em diferentes contextos.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Cada grupo deve apresentar seu esboço para a turma. Depois de cada apresentação, a classe deve discutir e analisar as diferenças entre as palavras homônimas e parônimas apresentadas pelos grupos. Os alunos devem votar no esboço que eles acham que melhor ilustra a diferença entre as palavras.

  5. Etapa 5 - Prototipar e testar

    O grupo vencedor deve criar um produto de sua ideia usando a tecnologia disponível na escola, como um editor de texto ou um software de apresentação (pode ser texto, filmagem, colagem com áudio, trend de redes sociais etc.). O resultado deve ser apresentado para a classe e durante essa etapa todos podem participar do processo.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Termine a aula incentivando os alunos a continuarem praticando a identificação e diferenciação de palavras homônimas e parônimas no dia a dia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em diferenciar parônimos e homônimos;
  • Estimular a criatividade e a habilidade de trabalhar em grupo;
  • Promover o uso de tecnologia educacional.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das palavras homônimas e parônimas;
  • Qualidade da ideia proposta pelo grupo vencedor;
  • Participação e colaboração dos alunos durante as atividades.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema;
  • Dividir a turma em grupos para incentivar a colaboração e a criatividade;
  • Incentivar o uso de tecnologia educacional para a criação dos protótipos.

Ações do aluno

  • Identificar as palavras homônimas e parônimas;
  • Trabalhar em grupo para criar ideias criativas;
  • Utilizar a tecnologia educacional para criar protótipos.