Aula sobre Homonimos E Paronimos

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Homônimos e parônimos são palavras que possuem grafia e/ou pronúncia semelhantes, mas têm significados diferentes. No cotidiano, essas palavras podem gerar confusão na comunicação e na escrita, por isso, é importante conhecê-las e saber diferenciá-las. Neste material, por meio da Gamificação, os alunos serão desafiados a criar um jogo que envolva a identificação e a diferenciação dessas palavras.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que são homônimos e parônimos e apresente alguns exemplos, como _mais_ (advérbio de intensidade) e _mas_ (conjunção adversativa) - "Eu gostaria de mais tempo para estudar, mas tenho muitas atividades para fazer"). Em seguida, explique a metodologia Gamificação e a atividade que será desenvolvida. Divida os alunos em grupos e distribua uma folha de papel para cada grupo criar o mapa de registro do jogo.

  2. Etapa 2 - Criação do nome do jogo

    Os grupos criam um nome para o jogo que envolva homônimos e parônimos. Você pode fornecer algumas sugestões para ajudar os alunos a pensar.

  3. Etapa 3 - Definição do objetivo do jogo

    Os grupos definem o objetivo do jogo, ou seja, o que os jogadores precisam fazer para vencer. O objetivo deve estar relacionado ao tema e deve ser desafiador para os jogadores.

  4. Etapa 4 - Criação dos desafios do jogo

    Os grupos criam os desafios que os jogadores precisam superar para atingir o objetivo. Os desafios devem estar relacionados ao tema e devem ser diferentes para cada nível do jogo.

  5. Etapa 5 - Definição dos níveis

    Os grupos definem os níveis do jogo e como os desafios serão distribuídos em cada nível. Explique que os níveis devem ficar mais difíceis à medida que o jogador avança no jogo.

  6. Etapa 6 - Esquema de recompensas

    Os grupos definem as recompensas que os jogadores receberão ao atingir cada nível e ao final do jogo. As recompensas devem ser motivadoras para os jogadores.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo apresenta seu jogo para a turma e explica as escolhas feitas em cada etapa do mapa de registro. Se for possível, a turma pode jogar alguns minutos de cada jogo para avaliar a jogabilidade e a dificuldade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise e diferenciação de homônimos e parônimos.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Trabalhar a colaboração e a comunicação em grupo.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na produção do jogo.
  • Coerência do nome e objetivo do jogo com o tema.
  • Dificuldade e variedade dos desafios criados.
  • Clareza do esquema de recompensas.
  • Habilidade de diferenciação dos homônimos e parônimos pelos jogadores.

Ações do professor

  • Explicar o tema e a metodologia.
  • Orientar os grupos em cada etapa do mapa de registro.
  • Acompanhar e avaliar o processo de criação dos jogos.
  • Dar feedbacks construtivos aos grupos.
  • Promover a apresentação e a avaliação dos jogos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo na criação do jogo.
  • Pensar de forma criativa e crítica na elaboração do jogo.
  • Apresentar o jogo para a turma e explicar as escolhas feitas em cada etapa.
  • Jogar e avaliar os jogos criados pelos outros grupos.
  • Aprender a diferenciar os homônimos e parônimos.