Aula sobre Homonimos E Paronimos
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Homônimos e parônimos são palavras que possuem grafia e/ou pronúncia semelhantes, mas têm significados diferentes. No cotidiano, essas palavras podem gerar confusão na comunicação e na escrita, por isso, é importante conhecê-las e saber diferenciá-las. Neste material, por meio da Gamificação, os alunos serão desafiados a criar um jogo que envolva a identificação e a diferenciação dessas palavras.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando o que são homônimos e parônimos e apresente alguns exemplos, como _mais_ (advérbio de intensidade) e _mas_ (conjunção adversativa) - "Eu gostaria de mais tempo para estudar, mas tenho muitas atividades para fazer"). Em seguida, explique a metodologia Gamificação e a atividade que será desenvolvida. Divida os alunos em grupos e distribua uma folha de papel para cada grupo criar o mapa de registro do jogo.Etapa 2 - Criação do nome do jogo
Os grupos criam um nome para o jogo que envolva homônimos e parônimos. Você pode fornecer algumas sugestões para ajudar os alunos a pensar.Etapa 3 - Definição do objetivo do jogo
Os grupos definem o objetivo do jogo, ou seja, o que os jogadores precisam fazer para vencer. O objetivo deve estar relacionado ao tema e deve ser desafiador para os jogadores.Etapa 4 - Criação dos desafios do jogo
Os grupos criam os desafios que os jogadores precisam superar para atingir o objetivo. Os desafios devem estar relacionados ao tema e devem ser diferentes para cada nível do jogo.Etapa 5 - Definição dos níveis
Os grupos definem os níveis do jogo e como os desafios serão distribuídos em cada nível. Explique que os níveis devem ficar mais difíceis à medida que o jogador avança no jogo.Etapa 6 - Esquema de recompensas
Os grupos definem as recompensas que os jogadores receberão ao atingir cada nível e ao final do jogo. As recompensas devem ser motivadoras para os jogadores.Etapa 7 - Apresentação dos jogos
Cada grupo apresenta seu jogo para a turma e explica as escolhas feitas em cada etapa do mapa de registro. Se for possível, a turma pode jogar alguns minutos de cada jogo para avaliar a jogabilidade e a dificuldade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise e diferenciação de homônimos e parônimos.
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
- Trabalhar a colaboração e a comunicação em grupo.
Critérios de avaliação
- Criatividade na produção do jogo.
- Coerência do nome e objetivo do jogo com o tema.
- Dificuldade e variedade dos desafios criados.
- Clareza do esquema de recompensas.
- Habilidade de diferenciação dos homônimos e parônimos pelos jogadores.
Ações do professor
- Explicar o tema e a metodologia.
- Orientar os grupos em cada etapa do mapa de registro.
- Acompanhar e avaliar o processo de criação dos jogos.
- Dar feedbacks construtivos aos grupos.
- Promover a apresentação e a avaliação dos jogos.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo na criação do jogo.
- Pensar de forma criativa e crítica na elaboração do jogo.
- Apresentar o jogo para a turma e explicar as escolhas feitas em cada etapa.
- Jogar e avaliar os jogos criados pelos outros grupos.
- Aprender a diferenciar os homônimos e parônimos.